PRECEPTORIA DE ENFERMAGEM NO PROGRAMA DE RESDIDÊNCIA EM SERVIÇO MÓVEL DE URGÊNCIA
Preceptor, Residência, Emergência, Ensino.
A área de Urgência e Emergência constitui um componente estratégico da assistência em saúde, organizada em rede que integra os níveis pré-hospitalar, hospitalar e pós-hospitalar. O Serviço de Atendimento Móvel às Urgências (SAMU) representa o principal recurso do componente móvel, caracterizado por dinamismo e complexidade. Entretanto, a formação na graduação de enfermagem ainda se mostra insuficiente para a atuação nesse cenário, o que torna essencial a capacitação por meio de treinamento em serviço em Urgência e da prática preceptora. Objetivo: Identificar as percepções dos enfermeiros durante o processo de preceptoria em Enfermagem no contexto do SAMU. Metodologia: Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo e exploratório. Os participantes foram enfermeiros atuantes nos cenários de rodízio do residente de Enfermagem em Emergência, durante o período de especialização no ambiente pré-hospitalar móvel. A coleta de dados ocorreu por questionário, sendo os resultados tratados por meio da análise de conteúdo de Bardin. Resultados: Os participantes, em sua maioria, tinham entre 41 e 50 anos, com graduação concluída em 2011 e 2020, experiência de 6 a 10 anos e especialização predominante em emergência. O vínculo mais comum foi o estatutário. Como características singulares do SAMU, destacou-se o dinamismo do serviço. Entre as dificuldades, emergiram a ausência de comunicação entre coordenações, carência de formação pedagógica para atuação como preceptor e falta de incentivo financeiro. As potencialidades relacionaram-se ao crescimento e atualização profissional mútuos. No processo relacional, os enfermeiros apontaram a necessidade de ampliar os momentos de feedback e de obter reconhecimento profissional enquanto formadores. Conclusão: A prática preceptora no SAMU demanda um perfil singular, pautado por agilidade, flexibilidade, competência clínica ampliada e sensibilidade pedagógica. Exige do preceptor a habilidade de integrar o residente em situações críticas, identificar oportunidades formativas em ambiente adverso e manter disposição para aprender junto, mesmo sob intensa pressão.