O CURRÍCULO DE ENFERMAGEM APÓS A IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA NACIONAL DE SEGURANÇA DO PACIENTE
Segurança do Paciente; Enfermagem; Currículo; Metodologias Ativas; Formação Acadêmica; Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP); Tecnologias Educacionais; Capacitação Docente.
A segurança do paciente constitui um eixo estruturante na formação em enfermagem e nas políticas públicas de saúde. Este Trabalho de Conclusão de Curso reúne três estudos complementares: (1) uma análise sobre a percepção dos graduandos de enfermagem frente à segurança do paciente; (2) uma abordagem bibliométrica sobre a produção científica do tema nos currículos de enfermagem; e (3) uma análise etnográfica virtual acerca das mudanças curriculares após a implementação do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP). Utilizando metodologias quantitativas e qualitativas — incluindo revisão sistemática baseada no modelo PRISMA e etnografia digital — foram analisadas publicações científicas e materiais audiovisuais produzidos entre 2013 e 2024. Os resultados apontam um avanço na incorporação da segurança do paciente como competência essencial na formação do enfermeiro, embora persistam desafios relacionados à integração teoria-prática, capacitação docente e infraestrutura pedagógica. Evidencia-se a necessidade de reformulação curricular, adoção de metodologias ativas e uso de tecnologias educacionais para fortalecer a cultura de segurança e promover uma formação crítica e ética voltada ao cuidado seguro.