PPGES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE FACULDADE DE MEDICINA Telefone/Ramal: 99930-8282

Banca de QUALIFICAÇÃO: VANNESSA CARVALHO ALMEIDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VANNESSA CARVALHO ALMEIDA
DATA : 25/11/2025
HORA: 09:30
LOCAL: FAMED
TÍTULO:

DIRETIVAS ANTECIPADAS DE VONTADE NO CUIDADO DE PESSOAS VIVENDO COM HIV/aids: PERCEPÇÃO DISCENTE


PALAVRAS-CHAVES:

Educação em saúde; diretivas antecipadas; síndrome da imunodeficiência adquirida.


PÁGINAS: 90
RESUMO:

O avanço tecnológico e científico ampliou as possibilidades terapêuticas e a sobrevida de pessoas com doenças graves, mas também gerou dilemas éticos relacionados à obstinação terapêutica e à limitação da autonomia dos pacientes. Nesse contexto, as Diretivas Antecipadas de Vontade (DAV) surgem como instrumentos fundamentais para decisões compartilhadas e baseadas em valores individuais. Entre as pessoas vivendo com HIV/aids (PVHa), as DAV ganham especial relevância diante do risco de múltiplas comorbidades e da necessidade de decisões éticas sobre intervenções e cuidados. Contudo, a implementação das DAV no Brasil ainda é incipiente, limitada por lacunas legais, insegurança profissional e exígua instrução sobre o tema. A pesquisa teve como objetivo avaliar o conhecimento de estudantes de Medicina sobre DAV no cuidado de PVHa durante estágio em um hospital-escola de referência em doenças infectocontagiosas. Trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa com o método de estudo de caso exploratório único. A coleta de dados utilizou como instrumento a entrevista semiestruturada e os dados foram analisados segundo a técnica da análise de conteúdo temático-categorial de Bardin, da qual emergiram três categorias: 1) (In)visibilização da pessoa que adoece; 2) (In)segurança técnica e jurídica do profissional para tomada de decisão compartilhada com o paciente; 3) (Des)compassividade na comunicação médico-paciente e (In)validação da autonomia decisória do paciente. Os resultados revelaram que, embora os discentes reconheçam a importância da temática, têm limitado contato com a mesma e sentem-se pouco preparados para lidar com a finitude e tomadas de decisão compartilhadas. Os achados reforçam a necessidade de integrar, de forma contínua e sistemática, os conceitos, aspectos jurídicos e experiências práticas sobre diretivas antecipadas de vontade na formação em saúde. Com este trabalho, espera-se colaborar com o processo ensino-aprendizagem e o consequente desenvolvimento de competências e habilidades éticas, relacionais e clínicas que contribuam para lidar com contextos complexos como o cuidado de PVHa.


MEMBROS DA BANCA:
Externo(a) à Instituição - Ana Lydia Vasco de Albuquerque Peixoto - UNEAL
Interno(a) - ***.324.328-** - CARLOS HENRIQUE FALCAO TAVARES - UFAL
Interno(a) - 1518410 - JEFFERSON DE SOUZA BERNARDES
Interno(a) - ***.887.134-** - LENILDA AUSTRILINO SILVA - UFAL
Presidente - 1120983 - MARIA VIVIANE LISBOA DE VASCONCELOS
Notícia cadastrada em: 07/11/2025 13:53
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