PPGNUT PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO FACULDADE DE NUTRIÇÃO Téléphone/Extension: 3214-1158-

Banca de QUALIFICAÇÃO: CLÁUDIA MARIA ALEXANDRE DA SILVA SANTANA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CLÁUDIA MARIA ALEXANDRE DA SILVA SANTANA
DATA : 27/09/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de reuniões da Fanut
TÍTULO:

A EFETIVIDADE DE INTERVENÇÃO DE OFICINAS CULINÁRIAS NA PERDA DE PESO DE MULHERES COM OBESIDADE DE COMUNIDADES EM VULNERABILIDADE SOCIAL DE MACEIÓ - AL.


PALAVRAS-CHAVES:

Obesidade. Arte Culinária. Vulnerabilidade Social. Alimentação Saudável.


PÁGINAS: 44
RESUMO:

A obesidade é definida como uma doença crônica e um fator de riscos para outras doenças não transmissíveis, sendo considerada uma epidemia mundial e um problema de saúde pública devido ao aumento de casos nas últimas décadas, sobretudo em mulheres. Fatores como sedentarismo, vulnerabilidade social, escolhas alimentares errôneas, podem ter contribuído para este aumento. Sua etiologia é multifatorial e pode ser evitada com tratamentos nutricionais e clínicos para a perda de peso, com foco na mudança de estilo de vida, padrões alimentares e com capacitações para melhorar as habilidades culinárias. Desta forma o presente projeto tem por objetivo avaliar a evolução de mulheres obesas em relação aos seus dados antropométricos, bioquímicos e de habilidades culinárias antes e após a intervenção com oficinas culinárias. Este estudo é um aditivo do projeto “Perfil nutricional, endócrino e saúde bucal de mulheres que vivem em aglomerados subnormais em Maceió/AL” é um estudo experimental com uma amostra composta por 25 mulheres obesas em situação de vulnerabilidade social que residem em comunidades de Maceió/AL. Foram realizados acompanhamento nutricional e oficinas culinárias a cada trinta dias durante seis meses no Centro de Recuperação e Educação Nutricional (CREN). O banco de dados foi processado e corrigido no Excel e analisado com o software The Jamovi Project. A análise incluiu cálculos descritivos para peso, altura, IMC e pontuações do Questionário Brasileiro de Avaliação das Habilidades Culinárias e Alimentação Saudável (QBHC) antes e depois da intervenção, além de avaliações com o Teste de Wilcoxon para amostras pareadas e análise de frequências para diagnóstico nutricional. O perfil endócrino foi analisado por exames bioquímicos, com testes de normalidade e comparação usando o Teste de Mann-Whitney U. A análise do Recordatório 24h comparou a ingestão de nutrientes com recomendações diárias. Os resultados do teste de Shapiro-Wilk mostraram que as variáveis de peso e IMC não seguiram distribuição normal, levando ao uso do teste de Wilcoxon, que não revelou diferenças significativas antes e após a intervenção. O diagnóstico nutricional indicou uma redução na obesidade grau I, um aumento na obesidade grau II e o surgimento de sobrepeso. A análise do perfil endócrino destacou que a glicose estava perto do limite superior e o T4L ligeiramente abaixo da média, com diferenças significativas na glicose entre diabéticos e não diabéticos, mas sem diferenças significativas para outras variáveis endócrinas. A avaliação do consumo alimentar revelou deficiências nutricionais significativas, especialmente em vitaminas lipossolúveis e minerais. Melhorias nas habilidades culinárias foram observadas após a intervenção, mas o teste de Wilcoxon não mostrou mudanças estatisticamente significativas.


MEMBROS DA BANCA:
Interno(a) - 2043440 - ANA PAULA GROTTI CLEMENTE
Externo(a) à Instituição - RAPHAELA COSTA FERREIRA LEMOS - Tiradentes
Presidente - 1120400 - TELMA MARIA DE MENEZES TOLEDO FLORENCIO
Notícia cadastrada em: 13/09/2024 11:15
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2025 - UFAL - sig-app-3.srv3inst1 15/01/2025 09:34