SENSORIAMENTO REMOTO E DADOS METEOROLÓGICOS NA PREVISÃO DE NEVOEIROS: UM ESTUDO DE CASO NO AEROPORTO ZUMBI DOS PALMARES.
Nevoeiros, Nuvens estratificadas, GOES-16, Meteorologia aeronáutica,
Aeroporto Zumbi dos Palmares.
Esta dissertação investigou a ocorrência de nevoeiros (FG) e nuvens estratificadas baixas (St) com base abaixo de 588 pés (179,2 m) e visibilidade inferior a 1200 m no entorno do Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares (SBMO/MCZ), utilizando dados do satélite GOES-16 (bandas CMI_C02, CMI_C03, CMI_C04) e relatórios METAR/SPECI durante o mês de junho de 2022. Os principais resultados nos padrões meteorológicos foram nevoeiros mais frequentes entre 00h e 11h, com picos às 05h-08h, associados a resfriamento noturno e alta umidade (>90%) e ventos fracos (<2 m/s) que favoreceram a persistência do nevoeiro, enquanto ventos >4 m/s aceleraram sua dissipação. Os dados do satélite (GOES- 16) de reflectância na banda CMI_C02 (>0,4) correlacionou-se com nevoeiros densos (visibilidade <800 m). A banda CMI_C03 (0,2) indicou estratocúmulos baixos, enquanto a banda CMI_C04 (0,0) confirmou ausência de nuvens altas. Os impactos operacionais apresentaram que 43% dos METARs registraram visibilidade inferior a 1200 m, exigindo aproximações por instrumentos (ILS CAT I). Eventos críticos duraram em média 1,3 horas, com maior incidência em junho (inverno austral). O estudo demonstrou que a integração de sensoriamento remoto (GOES-16) e dados aeroportuários (METAR) melhora a detecção e previsão de nevoeiros, auxiliando na segurança operacional. Recomenda-se o uso de modelos híbridos (dados satelitais + inteligência artificial) para previsão em curto prazo e a Instalação de LiDAR para medições precisas da camada de nevoeiro.