PARA ALÉM DE ARMÁRIOS: As vivências das juventudes LGBTQIAPN+ no espaço escolar em Maceió, Alagoas.
juventudes; gênero e sexualidades; escola
A investigação proposta nesta pesquisa consiste no esforço de lançar um olhar para as expressões de gênero e sexualidades dissidentes performadas por estudantes ao longo de suas trajetórias escolares em Maceió, Alagoas. Nesta pesquisa, busca-se tomar um desvio da perspectiva que compreende o espaço escolar enquanto marcado apenas por uma Pedagogia do Armário (Junqueira, 2013), em que heteronormatividade é colocada como a única forma legítima de expressão. De maneira distinta, pretende-se, a partir da concepção de que a escola é constantemente reinventada pelos sujeitos da ação educativa (Arroyo, 2013), analisar as narrativas da juventude secundarista Maceioense sobre suas experiências enquanto sujeitos LGBQIAPN+ no espaço escolar. Através de um Estudo de Trajetórias, em que serão realizadas uma série de entrevistas em profundidade (Alonso, 2016) com os egressos da Rede Estadual, buscaremos compreender qual o sentido de escola construído por esses sujeitos, sob a hipótese de que a aliança dos corpos queer (Butler, 2018) pode possibilitar transformações no espaço escolar.