APOIO COMPUTACIONAL PARA A CRIAÇÃO DE INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO HÍBRIDA
aceitação de tecnologia; ensino online; ensino superior; personalização do ensino; ferramentas digitais
Esta dissertação apresenta o desenvolvimento e a análise de um artefato computacional pensado para apoiar professores do ensino superior na criação de intervenções pedagógicas mais personalizadas e eficazes, no contexto da educação híbrida. A proposta surgiu da escuta atenta às dificuldades enfrentadas por docentes ao lidar com realidades tão diversas em sala de aula — especialmente quando se busca atender às necessidades individuais dos estudantes. Com base em uma abordagem metodológica mista, o artefato foi aplicado em uma turma piloto e analisado a partir de dados sobre a adesão, a participação e o desempenho dos estudantes em relação aos planos de estudo recebidos. A aceitação do artefato pelos professores foi avaliada com base no modelo TAM (Technology Acceptance Model), buscando compreender sua utilidade prática e facilidade de uso. Mais do que apresentar um recurso tecnológico, este trabalho deseja contribuir com caminhos que aproximem professores da tecnologia de forma significativa, respeitando suas vivências e fortalecendo sua autonomia no processo de ensino. Os resultados esperados envolvem a validação do artefato como um aliado no planejamento pedagógico, abrindo possibilidades para práticas mais sensíveis, baseadas em dados, e voltadas à aprendizagem real dos estudantes.