USO DA ESTATÍSTICA PARA ENTENDER OS INDICADORES DE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE ALAGOAS
Estatística, Avaliação educacional, IDEB, Educação básica.
Esta dissertação tem como objetivo discutir e analisar a evolução da educação pública
do Estado de Alagoas, mostrando as ferramentas utilizadas pelos órgãos públicos,
estudando a metodologia da coleta, tabulação e organização de dados com o auxílio
da Estatística, observando e discutindo resultados de escolas de ensino fundamental
(6° ao 9° ano) e do ensino médio (1a à 3a série), apresentados em gráficos e tabelas.
O estudo justifica-se pela preocupação com os baixos índices de desempenho que os
estudantes vêm apresentando nos últimos resultados do Índice de Desenvolvimento
da Educação Básica (IDEB) e pela necessidade de auxiliar professores, gestores e a
comunidade acadêmica a compreender e identificar os pontos críticos, a fim de que
estados, municípios e governo federal possam identificar padrões e tendências que
indiquem onde e como as políticas públicas possam intervir para melhorar a qualidade
da educação. Nesse estudo foi realizada uma pesquisa bibliográfica em artigos
científicos, livros e documentos oficiais do governo federal para o embasamento
teórico, como também foi feita uma coleta de dados no portal do INEP para a
construção de gráficos e tabelas dos resultados obtidos pelas escolas de Alagoas. Os
resultados revelam que deve haver preocupação das autoridades competentes em
relação à evolução dos índices apresentados nesse estudo.