UTILIZANDO RECURSOS NO ENSINO DE EDUCAÇÃO
FINANCEIRA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA
PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Matemática Financeira, Educação Financeira, Educação de Jovens e Adultos
Este trabalho aborda o ensino de Educação Financeira no
contexto da EJA – Educação de Jóvens e Adulto, considerando as
diversas referências que apontam as contribuições da Matemática
Financeira e sua utilização de forma crítica para o
desenvolvimento de competências individuais, oferecendo ao
sujeito melhores condições para tomar decisões conscientes no
campo financeiro. Devido à sua relevância, esse tema tem
conquistado cada vez mais reconhecimento, especialmente no
ambiente escolar, ampliando sua presença em diferentes
contextos nos últimos anos, o que justifica a realização desta
pesquisa no âmbito do Mestrado Profissional em Matemática em
Rede Nacional (PROFMAT), da Universidade Federal de Alagoas
(UFAL). O estudo tem como objetivo estudar fundamentação
teórica e elaborar uma sequência didática que incorpore recursos
do cotidiano, como faturas, boletos e investimentos, aliados a
ferramentas tecnológicas, como a calculadora do celular, e
fundamentada na perspectiva da Educação Matemática Crítica. A
pesquisa teve natureza qualitativa, e baseou-se na Metodologia de
Resolução de Problemas como abordagem. A sequência didática,
aplicada em uma turma de EJA, teve seus principais pontos
registrados neste trabalho, e relatos obtidos ao final da sua
aplicação indicam que seu desenvolvimento proporcionou
discussões sobre conceitos e aspectos financeiros, contribuindo
para a promoção da Educação Financeira entre os estudantes.
Reiterando a importância da Educação Financeira no contexto da
EJA, buscou-se que este trabalho e seus resultados, juntamente
com o produto educacional gerado, sirvam de inspiração e suporte
para outros professores interessados em abordar essa temática.