Olimpíadas de Matemática: um relato de experiência realizado
no município de Capoeiras - PE
Olimpíada de Matemática; OBMEP; OMAPE; SAEPE
Esta dissertação tem como objetivo analisar o potencial das
Olimpíadas de Matemática
enquanto instrumento pedagógico capaz de contribuir para o
fortalecimento do ensino e da
aprendizagem da Matemática. Considerando os impactos
positivos provenientes das
premiações em olimpíadas e tendo em vista o baixo índice de
premiações observados na
cidade de Capoeiras - PE, foi idealizada a Primeira Olimpíada
Capoeirense de Matemática do
Ensino Médio (OCMEM), com o foco em promover a cultura
olímpica, fortalecer e propagar
o ensino de Matemática na região. A metodologia adotada tem
abordagem qualitativa e
configura-se como um relato de experiência que culminou na
implementação da OCMEM,
bem como possibilitou a proposição e o acompanhamento de
ações pedagógicas interventivas.
Essas ações foram delineadas a partir da análise dos
resultados da própria OCMEM e em
informações provenientes do Sistema de Avaliação Educacional
de Pernambuco (SAEPE). Os
dados obtidos indicaram lacunas significativas nas áreas de
Combinatória e Probabilidade,
orientando a construção de estratégias pedagógicas voltadas
ao enfrentamento dessas
dificuldades. A pesquisa evidenciou que uma abordagem mais
contextualizada pode favorecer
o sentimento de pertencimento, instigar ações colaborativas e,
assim, promover a cultura
olímpica local.