ENSINAR MATEMÁTICA PARA UMA MENTALIDADE DE CRESCIMENTO A PARTIR DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: MEDIANTE A UMA ABORDAGEM SISTÊMICA PEDAGÓGICA
Ensino e aprendizagem, Resolução de problemas, Matemática Criativa,
Mentalidades Matemática.
A educação no Brasil está passando por uma transformação inovadora no ensino e na
aprendizagem, buscando se adaptar às exigências sociais, tecnológicas e intelectuais de um
mundo em constante mudança. O ensino tradicional, focado na memorização e repetição e
centrado no professor, tem se mostrado ineficaz, especialmente na área da Matemática, onde a
falta de conexão entre os conteúdos aprendidos e sua aplicação prática desmotiva os estudantes.
Para atender às demandas atuais, métodos de ensino que promovem autonomia,
responsabilidade, senso crítico, criatividade e protagonismo dos estudantes na construção de
seus projetos de vida estão ganhando destaque. Nesse contexto, estratégias como a elaboração
e resolução de problemas e a redefinição de conceitos matemáticos surgem como ferramentas
essenciais para desenvolver essas habilidades, com um foco especial na criatividade em
Matemática, que é o tema desta pesquisa. Com base nesses princípios, esta pesquisa busca
responder como a metodologia de resolução de problemas pode contribuir para o
desenvolvimento da criatividade matemática dos estudantes da Educação Básica. Para isso, o
trabalho pretende analisar concepções didáticas e metodológicas, orientando professores de
Matemática da educação básica a partir das ideias de autores que influenciaram essa área de
estudo no Brasil e no mundo. Trata-se de uma pesquisa detalhada sobre o assunto, na qual
consideramos questões como: como os professores ensinam? Como os alunos aprendem? Essas
relações se complementam? Quais técnicas e metodologias os professores devem adotar? O
foco será nos professores de Matemática do ensino fundamental e médio. Por isso, atribuímos
a este trabalho o título de “Ensinar Matemática Criativa para uma Mentalidade de Crescimento
a partir da Resolução de Problemas”, utilizando uma abordagem pedagógica sistêmica