MÉTODOS AVALIATVOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: CONSTRUINDO UMA
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA SOBREOS NÚMEROS INTEIROS À LUZ DA
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC)
Números Inteiros;Dificuldades;Compreensão;Educação Básica;
Planejamento;Interdisciplinaridade;Sustentáveis
stetrabalho de dissertação usou oestudo bibliográficoqueteve como objetivo
analisar métodos avaliativos noEnsino de Matemática, com focono 7º ano do Ensino
Fundamental.Visandopropormelhoriasparaoensinodenúmerosinteiros,
fundamentadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC),esta pesquisabusca
contribuir com um olhar especial para esse conjunto numérico, devido às dificuldades
decompreensão inerentes a elena Educação Básica. Utilizando ferramentas que
fomentem e incentivem a aprendizagem, foram realizadas reflexões sobre os métodos
avaliativos,enfatizandoaimportânciadoplanejamentoedaconstruçãodessa
organização obtida nas avaliações para que a avaliação se torne uma ferramenta de
aprendizagem. A contribuição primordial deste trabalho para o ensino da Matemática
destaca-se na importância da interatividade entre professor e aluno, alicerçada no
conhecimento cognitivo dos alunos como um caminho para sua formação. Com a
confecção e a utilização de ferramentas como jogos envolvendo o conjunto numérico
e com a quebra do tabu da interdisciplinaridade da Matemática com outras áreas do
conhecimento,usandomateriaissustentáveisdefácilaquisiçãonosambientes
escolares e nas comunidades dos discentes, jogos esses adaptados e ferramentas
digitais como o Khan Academy (2024), como base para este estudo, foram utilizadas
referências de Jussara Hoffman (2009), D'Ambrosio (1989), Sant'Anna (2013), BNCC
(2019) e outros.