HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NAS DISSERTAÇÕES DO PROFMAT: uma Revisão Sistemática de Literatura
História da Matemática. Ensino de Matemática. Profmat. Revisão
Sistemática.
Tendo em vista a relevância na apresentação de práticas pedagógicas que tornem o ensino de
Matemática mais acessível, significativo e contextualizado, o presente estudo trata sobre a
História da Matemática (HM) nas dissertações do Profmat, a fim de identificar e analisar as
aplicações de conteúdos de Matemática utilizando abordagens baseadas na HM. Para tanto, foi
necessário mapear as dissertações que utilizam a HM como abordagem didática, especificando
os conteúdos abordados e os contextos de aplicação; examinar os resultados e impactos
pedagógicos relatados; e investigar os desafios e limitações enfrentados na implementação
dessas estratégias. Realizou-se, então, uma pesquisa básica, de abordagem qualitativa e caráter
exploratório, por meio de uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL). Diante disso, verificou-
se que as abordagens históricas despertam curiosidade e motivação nos estudantes, além de
favorecerem o desenvolvimento do espírito investigativo e a socialização durante as atividades.
No entanto, foram observados desafios como a resistência inicial de alguns estudantes e a
necessidade de adaptar conteúdos históricos ao nível de compreensão das turmas. Foi possível
concluir que o uso da HM contribui para aulas mais significativas e conectadas à realidade dos
estudantes, mas exige planejamento rigoroso e adaptações metodológicas.