O Desempenho Escolar dos Alunos do Ensino Fundamental no Estado de Alagoas em 2019 através das Abordagens Multinível e Quantilítica
Desempenho escolar. Ensino fundamental. Regressão multinível. Regressão quantílica.
Este estudo analisa os fatores que influenciam o desempenho escolar de alunos do 5º e 9º ano do ensino fundamental da rede pública de Alagoas, em 2019, utilizando dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e aplicando modelos de regressão multinível e quantílica. A abordagem multinível permitiu identificar a contribuição relativa de fatores individuais, familiares, escolares e regionais, enquanto a regressão quantílica captou heterogeneidades ao longo da distribuição da proficiência em Língua Portuguesa e Matemática. Os resultados revelam que variáveis como reprovação, tempo de deslocamento até a escola e excesso de tempo de lazer afetam negativamente o desempenho, ao passo que a escolaridade da mãe, convívio com ambos os pais, hábitos de leitura e a qualidade da escola exercem influência positiva. Diferenças regionais também se mostraram relevantes, com vantagens para alunos das mesorregiões Leste e Agreste do estado. Os resultados evidenciam a persistência de desigualdades estruturais, reforçando a necessidade de incentivos que integrem a melhoria da infraestrutura escolar, o fortalecimento do apoio familiar e práticas culturais, para se reduzir disparidades e elevar a qualidade do desempenho escolar.