A INTENÇÃO DE UTILIZAR O APLICATIVO DE ENCONTRO TINDER: UM ESTUDO NA PERSPECTIVA DA TEORIA DA AÇÃO PLANEJADA
Uma tendência recente em namoro online é o uso de aplicativos de namoro por geolocalização em dispositivos móveis, também conhecidos como aplicativos de conexão. Ao invés de mostrar usuários que estão online simultaneamente, o que geralmente acontece com aplicativos de mensagem instantânea, esses aplicativos exibem parceiros em potencial que estão por perto. Um desses aplicativos que vem se tornando cada vez mais popular na mídia desde sua criação em 2012 é o Tinder, estando disponível em diversas plataformas mobile. Com seu uso relacionado a praticidade, sendo vendido como “aplicativo de conexão” entre as pessoas. No entanto, nenhum estudo empírico até o momento investigou a intenção comportamental em utilizá-lo, compreendendo os fatores como normas subjetivas, controle comportamental e atitudes. O presente estudo tem como objetivo analisar a intenção comportamental sobre o uso do aplicativo de encontro Tinder, com base na Teoria da Ação Planejada (TAP), de forma a analisar as crenças comportamentais, normativas e de controle referentes a intenção de fazer o uso do aplicativo. A dissertação será composta por três capítulos, que resultarão em três artigos. O primeiro capítulo será sobre uma revisão sistemática de literatura sobre o uso do aplicativo de encontro Tinder. O sendo capítulo será uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa. Serão realizadas entrevistas semiestruturadas com usuários do aplicativo, seguindo os pressupostos teóricos da TAP, com objetivo de analisar as crenças comportamentais, normativas e de controle dos usuários frente ao uso do aplicativo. Por fim, o terceiro será referente ao aspecto quantitativo e inferencial, na qual as crenças elucidadas no capítulo 2 serão base para criação de um instrumento com objetivo de analisar a intenção em utilizar o aplicativo de encontro. Os resultados esperados são identificar quais crenças estão relacionadas ao uso do aplicativo de encontro, junto a criação e validação da Escala de Atitudes sobre o uso do Aplicativo Tinder.
Tinder; Relacionamento; Teoria da Ação Planejada