CLÍNICA DA ATIVIDADE: UMA METASSÍNTESE A PARTIR DE ARTIGOS ACADÊMICOS DA ÁREA DA PSICOLOGIA NAS BASES DE DADOS SCIELO E BVS
Clínicas do Trabalho; Clínica da Atividade; Atividade profissional; Metassíntese; Psicologia.
O presente estudo busca analisar a produção acadêmica brasileira da Psicologia sobre as Clínicas do Trabalho e, especificamente, Clínica da Atividade. Para isso, realiza-se uma Metassíntese da produção de artigos acadêmicos, da área da Psicologia, nas bases de dados SciELO e BVS. A Metassíntese divide-se nas seguintes etapas: Exploração, Cruzamento, Refinamento, Descrição e Interpretação. Na Exploração, utilizaram-se os seguintes descritores: “clínicas do trabalho”, “clínica do trabalho”, “clínica da atividade”, “ergologia”, “ergológico”, “ergológica”, “psicodinâmica do trabalho”, “psicossociologia do trabalho” e “psicologia social do trabalho”, que resultaram em 1.029 artigos. A etapa do Cruzamento verificou a duplicidade no material, por meio da leitura de títulos, em dois momentos: no primeiro, comparação intradescritores, resultou em 797 artigos; no segundo, a repetição interdescritores e entre bancos de dados, obteve-se 518. A seguir, a etapa de Refinamento foi realizada em dois momentos. Durante o primeiro, 123 artigos foram obtidos através dos descritores “clínicas do trabalho”, “clínica do trabalho” e “clínica da atividade”; e pela leitura flutuante dos títulos, resumos, descritores e corpo do texto para verificar se estavam ancorados na abordagem da Clínica da Atividade. Obtivemos um total de 81 artigos. A etapa da Descrição permitiu apresentar o mapeamento histórico, panorama por descritor, por periódico, por temática abordada e por atividades profissionais estudadas nas pesquisas. Os resultados destacam que o descritor “clínica da atividade” se configura como principal fonte de formação do corpus da pesquisa; o ano de 2013 como aquele de maior publicação sobre a temática; o periódico Cadernos de Psicologia Social do Trabalho como principal meio de veiculação; “atividade profissional” como principal temática discutida e os docentes como principal público-alvo das pesquisas. Em seguida, após segundo momento de Refinamento, construiu-se a Interpretação a partir de 27 artigos, com foco nas discussões teóricas e nas atividades profissionais abordadas neles. Em relação aos aspectos teóricos, percebemos concordâncias com os preceitos que norteiam a Clínica da Atividade em suas bases epistemológicas. Já no que diz respeito às atividades profissionais, foram analisados os artigos que discutiram: atividade de docentes e atividades que envolvem processos de ensino-aprendizagem e pesquisa; a atividade de profissionais da saúde; a atividade de servidores públicos; a atividade de motoboys; a atividade de motoristas de ônibus; a atividade de trabalhadores penitenciários; e artigos que discutem mais de uma atividade profissional. Dessa forma, foram possíveis apontar, a partir das rupturas e continuidades percebidas nos artigos, o potencial saudável ou adoecedor das condições dos trabalhos, como também o papel dos coletivos como forma de enfrentamento às condições de adoecimento ligadas à atividade profissional. Apontamos, ainda, um panorama atual acerca de algumas atividades profissionais, no cenário da pandemia da Covid-19. Espera-se, com este estudo, contribuir com a análise e ampliação da discussão acerca das atividades profissionais aqui apresentadas, bem como possibilitar a aplicação dos resultados aqui apresentados, tanto junto ao campo científico como à sociedade, de forma a auxiliar na ampliação do poder de agir dos trabalhadores, transformação de contextos de trabalho e influenciar na produção e atualização de políticas públicas que venham a apoiar uma atuação efetiva de profissionais em seus campos de trabalho.