Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA LETÍCIA CORDEIRO DE MELO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANA LETÍCIA CORDEIRO DE MELO
DATA : 27/06/2025
HORA: 09:00
LOCAL: videoconferência: https://meet.google.com/ciw-cooa-iyx
TÍTULO:

Ao redor do buraco tudo é beira, e a beira também é o buraco: sofrimento psicossocial na comunidade dos Flexais, em Maceió/AL.


PALAVRAS-CHAVES:

Injustiça Socioambiental; Caso Braskem; Área de Borda; Sofrimento Psicossocial.


PÁGINAS: 59
RESUMO:

Em 2020, foi elaborada a primeira versão do Mapa de Setorização de Danos e Linhas de Ações Prioritárias, instrumento fundamental para subsidiar a gestão de riscos no âmbito das repercussões socioambientais da mineração de Sal-gema em Maceió, Alagoas. Contudo, as atualizações feitas no mapa não acompanham, de maneira fidedigna, o curso do processo de subsidência, nem a complexidade de seus impactos, corroborando para o subdimensionamento das regiões consideradas criticamente atingidas. Os seus limites oficiais geram um fenômeno complexo: as chamadas “áreas de borda”, regiões intensamente afetadas, mas não reconhecidas como diretamente atingidas, sendo excluídas das ações prioritárias de realocação. Dentre elas, estão os Flexais, território junto ao qual se desenvolve o presente estudo. Em um cenário típico de injustiça socioambiental, a população desse território vem convivendo com sinais ignorados de subsidência do solo, além de um severo cenário de ilhamento socioeconômico, estabelecido após a realocação de populações de seu entorno, apontando para um contexto territorial de intenso sofrimento psicossocial. Para essa comunidade, propõe-se um projeto de requalificação da área - o Projeto Flexais - que se desenvolve à revelia da maioria da população. Esta pesquisa surge em face da necessidade de compreender a produção de sofrimento psicossocial na comunidade dos Flexais, no contexto de permanência na área de borda e de execução do Projeto de Requalificação. Trata-se de uma pesquisa de campo, de cunho qualitativo descritivo, situada no diálogo com Epistemologias Críticas e Decoloniais. Pauta-se uma abordagem colaborativa-participativa e não-extrativista em pesquisa, na adoção de ferramentas como a cartografia clínica, diários de bordo, entrevistas narrativas, análise documental e análise temática. O texto final da dissertação se estruturará em três artigos, a fim de propôr: (1) Revisão narrativa em torno da temática do sofrimento e apoio psicossocial em contextos de injustiça socioambiental; (2) Síntese da análise dos dados com ênfase nos processos de produção de sofrimento psicossocial no território; (3) Discussão acerca da intersecção raça-gênero-classe nos processos evidenciados.


MEMBROS DA BANCA:
Externo(a) à Instituição - RAQUEL FARIAS DINIZ - UFRN
Interno(a) - 1065686 - LAZARO BATISTA DA FONSECA
Presidente - 1738204 - SAULO LUDERS FERNANDES
Notícia cadastrada em: 13/06/2025 10:22
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2025 - UFAL - sig-app-4.srv4inst1 01/07/2025 19:10