Banca de DEFESA: TAISA BIBIANO BRITO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : TAISA BIBIANO BRITO
DATA : 11/04/2023
HORA: 15:00
LOCAL: videoconferência
TÍTULO:

INFLUÊNCIA DIGITAL E O COMPORTAMENTO DE CONSUMO NAS REDES SOCIAIS: UM ESTUDO A PARTIR DA TEORIA DA AÇÃO PLANEJADA




PALAVRAS-CHAVES:

Consumo; comportamento; influenciador digital; influência digital; redes socias; Teoria da Ação Planejada.


PÁGINAS: 54
RESUMO:

A internet tem um papel imensurável na vida das pessoas, assim como o consumo faz parte do cotidiano. Com a internet surgem as redes sociais online (RSO), e com elas, os/as influenciadores/as digitais, pessoas, que entre outras coisas, influenciam no comportamento de consumo. O presente estudo pretende analisar de que forma a influência digital interfere no comportamento de consumo de usuários/as de RSO. Para isso, utilizamos a Teoria da Ação Planejada (TAP) como suporte teórico e metodológico. Contamos com a participação de 30 usuários/as de RSO que responderam a um questionário semiestruturado onde foram elucidadas as crenças que levam a intenção do comportamento de consumo de usuários/as de redes sociais online por influência dos/as influenciadores/as digitais. Os resultados demonstraram que a avaliação pessoal do/a usuário/a de RSO acerca do que está sendo indicado por influenciadores/as e os graus de facilidade ou dificuldade em relação ao consumo foram os fatores mais evidenciados para a realização do comportamento de consumo. Também observamos que os/as usuários/as de RSO tendem a realizar o comportamento de consumo quando os/as influenciadores/as se mostram mais reais, mais acessíveis do que aqueles/as que se mostram apenas como vendedores/as. A influência obtém êxito na maioria das vezes, porque os/as seguidores/as confiam no/a influenciador/a, e essa credibilidade é validada por identificação. Os resultados também sugerem que a avaliação de produtos por parte dos/as influenciadores/as digitais influenciam a intenção de compra dos/as usuários de RSO. Neste estudo concluímos que essa relação de confiança nos parece causar um efeito cego, no sentido de que se está sendo indicado, é bom, pois os resultados também sugerem que os seguidores se preocupam mais com o produto que está sendo divulgado, do que com as consequências do próprio ato de consumir.

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Interno(a) - 1065335 - LEOGILDO ALVES FREIRES
Externo(a) à Instituição - NELSIO RODRIGUES DE ABREU - UFPB
Interno(a) - 1449933 - SHEYLA CHRISTINE SANTOS FERNANDES
Notícia cadastrada em: 13/03/2023 15:09
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