Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA MARGARETH FERREIRA TAVARES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA MARGARETH FERREIRA TAVARES
DATA : 07/07/2026
HORA: 09:00
LOCAL: videoconferência
TÍTULO:

Políticas Públicas para Mulheres no Brasil e em Moçambique: Uma análise Comparativa das diretrizes de Equidade e Enfrentamento à Violência.


PALAVRAS-CHAVES:

Políticas Públicas para Mulheres; Violência contra a Mulher; Estudo Comparativo (Brasil-Moçambique); Perspectiva Decolonial.


PÁGINAS: 20
RESUMO:

Este projeto de pesquisa, inserido no campo da Psicologia Social e Política, propõe uma análise comparativa sobre a estruturação e a contextualização das Políticas Públicas para Mulheres (PPM) no Sul Global, focando nos documentos oficiais disponibilizados nos portais eletrônicos governamentais do Brasil e de Moçambique. O problema central da investigação busca responder de que maneira as diretrizes de enfrentamento às desigualdades e à violência contra a mulher são traduzidas discursivamente e operacionalizadas pelo aparato estatal em realidades geográficas e institucionais distintas que compartilham laços históricos e linguísticos através da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). O arcabouço teórico-crítico ancora-se nas contribuições de Saffioti, no que tange à indissociabilidade do nó simbiótico entre capitalismo, racismo e patriarcado, e na perspectiva decolonial de Segato sobre as estruturas elementares da violência e a pedagogia da crueldade. Metodologicamente, a investigação caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo e com delineamento documental. O corpus analítico será construído por meio do levantamento manual de planos nacionais, relatórios técnicos, portarias e cartilhas oficiais nos sítios eletrônicos do Ministério das Mulheres (Brasil) e do Ministério do Trabalho, Género e Ação Social (Moçambique), utilizando termos indexadores como "equidade de gênero" e "violência contra a mulher". Os dados textuais multidimensionais resultantes da coleta serão processados e analisados com o auxílio do software IRAMUTEQ. Espera-se que os resultados possam oferecer subsídios para o aprimoramento das redes de apoio psicossocial no Sul Global, identificando gargalos e soluções criativas, além de contribuir para a descolonização dos saberes ao evitar a transposição acrítica de modelos eurocêntricos sobre realidades profundamente marcadas por opressões estruturais e intersecções sociais.


MEMBROS DA BANCA:
Externo(a) à Instituição - BENVINDO FELISMINO SAMUEL MALOA
Interno(a) - 1518410 - JEFFERSON DE SOUZA BERNARDES
Presidente - 1449933 - SHEYLA CHRISTINE SANTOS FERNANDES
Notícia cadastrada em: 30/06/2026 07:38
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2026 - UFAL - sig-app-3.srv3inst1 25/08/2026 00:42