O conceito de mediação vigotskiano na Psicologia: em estudo exploratório-descritivo.
Metassíntese, CAPES, Mediação, Psicologia.
O projeto discute a apropriação do conceito de mediação em estudos vigotskianos, no campo de conhecimento científica da psicologia. Trata-se de uma pesquisa do tipo metassíntese (exploratória e descritiva). Objetiva-se descrever o uso do conceito vigotskiano de mediação em autores brasileiros e contemporâneos. A composição da amostra é de artigos que tratam da mediação, presentes na plataforma “portal de periódicos CAPES”, em razão da mesma ser referência na produção de artigos acadêmicos e fornecer material suficiente para o desenvolvimento da pesquisa. Foram realizadas três etapas: exploração, refinamento e descrição. Na fase de exploração utilizou-se os seguintes descritores: Mediação e Vigotski e Psicologia, todos os anos e áreas. O nome do autor foi utilizado com quatro diferentes grafias, proporcionando diferentes resultados, Vigotski (46), Vygotsky (51), Vigotsky (5), Vygotski (9). Assim, foram encontrados 111 artigos, provenientes das áreas: filosofia (1), sociologia (1), comunicação (1), arquitetura (1), educação física (1), educação (59) e psicologia (47). Na fase de refinamento, considerou-se os artigos da psicologia, sem repetições, totalizando 31 artigos, os quais são descritos em etapa posterior. Os resultados parciais indicam que as subáreas de conhecimento da Psicologia do Desenvolvimento e da Psicologia Escolar e Educacional são as que mais produziram; o predomínio significativo de produções em coautorias (25) e de autorias de mulheres (56) do total de 67 autores (as).