PPGG PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE Téléphone/Extension: 99992-2210/1441

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSE ALEXIO GOMES DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOSE ALEXIO GOMES DOS SANTOS
DATA : 27/08/2025
HORA: 14:00
LOCAL: WEB CONFERÊNCIA
TÍTULO:

INUNDAÇÕES E ALAGAMENTOS EM ÁREAS URBANAS DE RIO LARGO:
PRODUÇÃO DE MATERIAIS PARADIDÁTICOS E PRÁTICAS PARA O ENSINO
DE GEOGRAFIA


PALAVRAS-CHAVES:

Inundações e alagamentos urbanos, Gestão de riscos, Educação ambiental,
Ensino de Geografia, Materiais paradidáticos.


PÁGINAS: 130
RESUMO:

Os desastres socioambientais causados pelas inundações e alagamentos têm se
tornado recorrentes nos centros urbanos brasileiros, especialmente em contextos marcados
pela urbanização desordenada, ausência de infraestrutura adequada e intensificação das
mudanças climáticas, sendo que crianças e adolescentes estão entre os grupos mais
vulneráveis. Em cidades como Rio Largo (AL), eventos extremos de precipitação,
especialmente entre os meses de abril e julho — período da estação chuvosa regional — são
intensificados pela atuação das Ondas de Leste e, em menor grau, pelo deslocamento da Zona
de Convergência Intertropical (ZCIT). Os episódios de precipitações elevadas e concentradas,
associados à ocupação irregular do solo e à falta de planejamento urbano, intensificam a
vulnerabilidade socioambiental das populações economicamente desfavorecidas, como
evidenciado nas inundações de 2010 e 2022 ocorridas em Rio Largo, bem como nos
alagamentos frequentes que afetam áreas densamente povoadas da cidade. Considerando esse
cenário, esta pesquisa parte do seguinte questionamento: a ausência e/ou a insuficiente
divulgação de materiais paradidáticos sobre a prevenção de alagamentos e inundações nas
escolas de Rio Largo compromete a conscientização e sensibilização dos alunos do 6º e 7º ano
do Ensino Fundamental Anos Finais (EFAF) e dos professores de Geografia, especialmente
nas unidades localizadas em áreas de risco? Diante disso, o objetivo é criar e disponibilizar
materiais paradidáticos, sequências didáticas e propostas de ensino voltadas ao 6º e 7º ano do
EFAF, articulados à educação ambiental crítica, com vistas à formação cidadã, à cultura de
prevenção e à ampliação da percepção territorial dos sujeitos escolares. A pesquisa adota o
método indutivo-dedutivo, apoiando-se na tradição homem-meio e no paradigma sistêmico da
Geografia, o que permite compreender as inter-relações entre sociedade, natureza e território.
Os procedimentos metodológicos partem de uma abordagem qualitativa e incluem:
levantamento bibliográfico e documental; confecção de material cartográfico com apoio de
SIGs; trabalhos de campo e visitas técnicas; entrevistas com instituições locais (Defesa Civil,
SEMED e outros órgãos); aplicação de questionários diagnósticos; e desenvolvimento de
materiais paradidáticos aplicados em escolas localizadas em áreas de risco. Espera-se como
resultado a produção de materiais educativos contextualizados, capazes de apoiar o ensino de
Geografia nas escolas públicas de Rio Largo, contribuir para a formação continuada de
professores, fomentar a educação ambiental crítica e subsidiar políticas públicas de prevenção
e gestão de riscos que estimulem uma cultura de cuidado nas decisões sobre o território e na
construção de soluções mitigadoras para os problemas socioambientais urbanos vivenciados
localmente.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1121307 - LINDEMBERG MEDEIROS DE ARAUJO
Externo(a) ao Programa - 3062821 - MARIANA GUEDES RAGGI - nullInterno(a) - 1574934 - NIVANEIDE ALVES DE MELO FALCAO
Notícia cadastrada em: 15/07/2025 10:49
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