EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA: INTERPRETANDO E CONSTRUINDO REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS COM ALUNOS DO 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Esta pesquisa se propôs a investigar as contribuições de uma Sequência Didática- SD- baseada na perspectiva do ciclo da investigação científica para a aprendizagem sobre leitura, interpretação e construção de gráfico de barra e de linha e do conceito de escala. Utilizou-se uma abordagem de pesquisa-ação-participante com caráter qualitativo e aconteceu a partir da aplicação de uma SD para alunos de uma turma do 5° ano do ensino fundamental de uma escola pública da Rede Municipal de Maceió. A presença da Estatística em nosso cotidiano evidencia a importância que, desde os anos iniciais, os conceitos elementares relacionados a esta área sejam abordados em sala de aula visando o desenvolvimento do pensamento estatístico numa perspectiva de letramento estatístico. Desta forma, promove-se um ensino que contribua para a formação cidadã e científica. A coleta dos dados deu-se através de um diário de campo, registros através de fotos e áudios e materiais produzidos pelos estudantes na SD. Todos os alunos participaram de um pré-teste, uma Sequência Didática e um pós-teste. Utiliza-se como fundamentação teórica os estudos de Gal (2002) sobre Letramento Estatístico, Cazorla (2010) com o Ciclo da Investigação Científica, Rumsey (2002), a teoria dos campos conceituais de Vergnaud (2014), Janvier (1978), entre outros. Os resultados obtidos evidenciam que o ensino da Estatística na Educação básica não pode se limitar ao contexto apenas da leitura. É preciso ensinar conceitos e procedimentos estatísticos utilizando o ciclo de investigação científica que permitirá ao estudante problematizar, planejar e executar a pesquisa, promovendo assim o desenvolvimento do pensamento estatístico.
Gráfico. Ciclo da Investigação Científica. Escala