Construções geométricas do Livro II da obra Elementos de Euclides com o auxílio de régua e compasso para estudantes da Educação Básica
História da Matemática; Geometria; Ensino de Matemática.
Esta pesquisa, desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), teve como objetivo geral investigar de que modo a realização de construções geométricas do Livro II da obra Elementos de Euclides, com o auxílio da régua e do compasso, contribuiu para a aprendizagem em Geometria dos estudantes da Educação Básica. Para isso, esta pesquisa, de abordagem qualitativa e do tipo pesquisa-aplicação, teve como lócus uma escola da Rede Pública de Ensino
do Estado de alagoas, tendo como participantes os estudantes da 1o série do Ensino Médio. A intervenção foi dividida em três fases: um questionário inicial, a aplicação da atividade interventiva e um questionário final. O questionário inicial buscou identificar qual(is) a(s) perspectiva(s) dos estudantes sobre a História da Matemática, a aprendizagem em Geometria, Euclides e sua obra, e o uso da régua e do compasso, os questionamentos seguiram a perspectiva da historiografia atualizada proposto por Fumikazu Saito. A aplicação da atividade interventiva foi dividida em três etapas: uma “viagem no tempo” para compreender o contexto histórico em torno de Euclides e sobre o manuseio da régua e do compasso; sobre entender a escrita da tradução de Irineu Bicudo da obra Elementos, e, por fim, duas proposições do Livro II dos Elementos de Euclides para que os estudantes realizassem as construções geométricas propostas. O questionário final possuiu a finalidade de compreender toda a vivência dos estudantes em relação a intervenção do pesquisador.