Banca de DEFESA: LUCAS QUEIROZ CORDEIRO DE MOURA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUCAS QUEIROZ CORDEIRO DE MOURA
DATA : 27/11/2025
HORA: 18:00
LOCAL: LEMa/IM/Ufal
TÍTULO:

Construções geométricas do Livro II da obra Elementos de Euclides com o auxílio de régua e compasso para estudantes da Educação Básica


PALAVRAS-CHAVES:

Pesquisa-aplicação; Ensino de Geometria; História da Matemática; Historiografia atualizada; Geometria euclidiana.


PÁGINAS: 235
RESUMO:

Esta pesquisa, desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), teve como objetivo geral investigar de que modo a realização de construções geométricas do Livro II da obra Elementos de Euclides, com o auxílio da régua e do compasso, contribuiu para a aprendizagem em Geometria dos estudantes da Educação Básica. Para isso, esta pesquisa, de abordagem qualitativa e do tipo pesquisa-aplicação, teve como lócus uma escola da Rede Pública de Ensino do Estado de alagoas, tendo como participantes os estudantes da 1a série do Ensino Médio. A intervenção foi dividida em três fases: um questionário inicial, a aplicação da atividade interventiva e um questionário final. O
questionário inicial buscou identificar qual(is) a(s) perspectiva(s) dos estudantes sobre a História da Matemática, a aprendizagem em Geometria, Euclides e sua obra, e o uso da régua e do compasso, sendo os questionamentos elaborados de acordo com a perspectiva da historiografia atualizada. A aplicação da atividade interventiva foi dividida em três etapas: uma “viagem no tempo” para compreender o contexto histórico em torno de Euclides e sobre o manuseio da régua e do compasso; a compreensão da escrita da tradução da obra Elementos realizada por Irineu Bicudo; e, por fim, duas proposições do Livro II dos Elementos de Euclides para que os estudantes realizassem as construções geométricas propostas. O Questionário Final possuiu a finalidade de compreender toda a vivência dos estudantes em relação a intervenção do pesquisador. Os resultados da pesquisa evidenciam que a proposta de integrar a História da Matemática ao ensino, articulada às construções geométricas com régua e compasso, apresentou avanços, mas também revelou fragilidades significativas. De um lado, constatou-se persistente dificuldade dos estudantes em atribuir sentido ao contexto histórico da Matemática e em relacioná-lo ao próprio processo de aprendizagem, bem como uma limitada compreensão da Geometria e de suas aplicações no cotidiano. Tais fragilidades reforçam a necessidade de práticas pedagógicas que promovam maior articulação entre história, reflexão e conteúdo geométrico. Por outro lado, identificaram- se pontos fortes relevantes, especialmente o engajamento e o aprendizado decorrentes do uso da régua e do compasso, instrumentos até então pouco explorados pelos estudantes. A atividade proporcionou desenvolvimento de habilidades técnicas e aproximou os estudantes de uma visão mais humana e cultural da Matemática.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2776343 - VIVIANE DE OLIVEIRA SANTOS
Interno(a) - 1181065 - AMAURI DA SILVA BARROS
Externo(a) ao Programa - 1120969 - EDIEL AZEVEDO GUERRA - UFAL
Notícia cadastrada em: 24/11/2025 12:29
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