CONSTRUINDO E INTERPRETANDO GRÁFICOS ESTATÍSTICOS COM ALUNOS DA 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO UTILIZANDO O POWERPOINT
Educação Estatística; Gráficos estatísticos; Recursos Educacionais Digitais
Apresentamos as contribuições de uma Sequência Didática como um instrumento de planejamento pedagógico que pode implicar na problematização e desenvolvimento do conhecimento matemático tendo como proposta um manual para construção de gráficos estatísticos a partir do powerpoint. A pesquisa foi feita por uma abordagem de uma pesquisa qualitativa com alunos da 3ª série do Ensino Médio, da Escola Estadual Professor Theonilo Gama, situada em Maceió. Iniciaremos falando um pouco sobre o contexto histórico da Estatística, em seguida falaremos sobre a educação Estatística enfatizando o Literacia, Raciocínio e Pensamento Estatístico baseado em Cazorla (2010), Gal (2002), Garfield (2002), Raumsey (2002), entre outros. Logo depois, discutiremos sobre a Estatística na escola e o uso de Recursos Educacionais Digitais (RDE) no desenvolvimento de metodologias ativas. Por fim, propomos um manual, como sugestão, para trabalhar a construção de gráficos com o uso do software powerpoint. E mostraremos que a Estatística vai muito além do que uma simples leitura de gráficos ou tabelas perpassa por todo processo do ensino da Estatística, desde a literacia até a inferência.