PPGECIM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA CENTRO DE EDUCACAO Téléphone/Extension: (82) 3214-1624

Banca de DEFESA: LIDIANE MOURA DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LIDIANE MOURA DOS SANTOS
DATA : 29/10/2024
HORA: 15:30
LOCAL: CEDU
TÍTULO:

EXPERIMENTAÇÃO CONTEXTUALIZADA PARA A ASSIMILAÇÃO DO CONCEITO DE REAÇÃO QUÍMICA PARA ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL


PALAVRAS-CHAVES:

Reações Químicas, Experimentação, Ensino Fundamental


PÁGINAS: 122
RESUMO:

A compreensão dos conteúdos do currículo das Ciências da Natureza para o Ensino Fundamental permeia a teoria e a prática. No entanto, a ausência das práticas de atividades experimentais em escolas públicas torna muitos conceitos difíceis para compreensão dos alunos. Dessa maneira, torna-se relevante a iniciação ou sensibilização para as práticas experimentais contextualizadas ocorrerem não apenas nos anos finais do Ensino Fundamental, mas também ao longo de todo o percurso da Educação Básica. Nesse sentido, essa dissertação pretende investigar como a utilização de atividades problematizadoras integradas à histórias contextualizadas pode influenciar a compreensão de experimentos de Reações Químicas por alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. Assim, os objetivos específicos formulados foram os seguintes: 1 - Avaliar o impacto da experimentação como método pedagógico na assimilação dos conceitos e resultados das Reações Químicas pelos alunos; 2 - Verificar a eficácia da abordagem de histórias contextualizadas na promoção da compreensão das Reações Químicas entre os alunos do 9º ano ; 3 - Desenvolver orientações didáticas que integre experimentos de baixo custo sobre Reações Químicas com elementos de histórias contextualizadas, visando apoiar os professores durante as aulas de Ciências. O público-alvo é constituído por alunos de uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal de Educação Básica, localizada no interior de Alagoas. No que se refere à estrutura do texto para dissertação, esse trabalho está disposto na forma de capítulos, composto da seguinte maneira: Introdução, Fundamentação Teórica, Mapeamento Sistemático de Literatura, Procedimentos Metodológicos da pesquisa, Produto Educacional, Resultados e Discussões e as Considerações Finais. Para o desenvolvimento dessa pesquisa seguiu-se a execução do planejamento conforme o projeto encaminhado para Plataforma Brasil, aprovado sob o processo n.º 66193022.3.0000.5013 e parecer n.º 5.961.239. O método de pesquisa utilizado será do tipo qualitativo, com uma abordagem do tipo pesquisa-aplicação. A intervenção pedagógica consistirá de 4 encontros mensais, cada encontro será composto de 3 aulas com 50 min./aula. O instrumento de coleta de dados será uma entrevista semiestruturada. A análise de dados seguirá o método da Análise de conteúdo proposto por Bardin (2011). Os resultados indicam que a experimentação teve um impacto significativo na assimilação dos conceitos e dos resultados das Reações Químicas propostas em cada etapa do Produto Educacional. Durante a realização das práticas experimentais, observou-se um ambiente de participação ativa dos alunos em seus respectivos grupos, o que lhes permitiu observar diretamente os fenômenos químicos propostos e facilitou a compreensão dos conceitos teóricos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1121197 - HILDA HELENA SOVIERZOSKI
Interno(a) - 2270369 - MARIA DANIELLE ARAUJO MOTA
Externo(a) à Instituição - FLÁVIA CRISTINA GOMES CATUNDA DE VASCONCELOS - UFPE
Notícia cadastrada em: 29/10/2024 11:17
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