ATIVIDADES DE INICIAÇÃO À CIÊNCIA:
O CONHECIMENTO FÍSICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Educação Infantil; Conhecimento físico; Iniciação à Ciência; Formação continuada; Sequência Didática.
Diante dos desafios que ainda marcam o ensino de Ciências na Educação Infantil, especialmente no que se refere a abordagem de fenômenos físicos de maneira investigativa, lúdica e adequada às especificidades do desenvolvimento infantil, esta pesquisa parte da seguinte questão norteadora: De que forma a participação em uma formação continuada pode contribuir para ampliar a compreensão dos professores sobre fenômenos físicos e apoiar a elaboração de sequências didáticas voltadas à Educação Infantil? O objetivo geral é analisar a participação dos docentes em uma formação continuada sobre conhecimento físico, buscando compreender como esse processo formativo influencia concepções, práticas e produções pedagógicas. Os objetivos específicos envolvem: compreender as percepções docentes acerca da inserção do conhecimento físico na EI; refletir sobre as vivências, dificuldades e aprendizagens construídas ao longo da formação; analisar as Sequências Didáticas (SDs) elaboradas pelos professores; e estruturar, como produto educacional, uma proposta de formação continuada fundamentada nas necessidades formativas identificadas. A pesquisa assume natureza qualitativa, caracterizando-se como pesquisa-aplicação, e está sendo desenvolvida no Colégio de Aplicação Telma Vitória (Ufal/Maceió), com a participação de professores da Educação Infantil. A coleta de dados envolve questionários, registros das atividades formativas, observações e análise das sequências produzidas pelos docentes. O método adotado é a Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2011), permitindo identificar sentidos, recorrências e padrões nas narrativas e produções dos participantes. Até o momento, os dados indicam que a formação tem favorecido a ampliação da compreensão sobre o conhecimento físico e suas possibilidades pedagógicas, estimulando práticas baseadas na experimentação, no uso de materiais acessíveis e na valorização da curiosidade das crianças. As interações formativas também têm promovido maior segurança docente para abordar fenômenos físicos de forma contextualizada, exploratória e significativa, articulando princípios dos documentos orientadores da EI — como BNCC, DCNEI e RCNEI — às experiências concretas das crianças.