O DEBATE SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE NAS PESQUISAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS E NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA DA UFAL
Gênero, Sexualidade, Ensino, Projeto Pedagógico, Biologia.
Na sociedade atual gênero e sexualidade são temas polêmicos quando abordados em sala de aula. Falar sobre o corpo, as diversas orientações sexuais, identidades de gênero no ensino de ciências é um grande desafio. No Brasil, os Paramentos Curriculares Nacionais de 1998 (PCNs) apontam os temas transversais como uma alternativa de abordagem sobre o tema. Entretanto, há uma carência desses no currículo de formação inicial e continuada em diversos cursos, entre eles as licenciaturas em Ciências Biológicas. Neste sentido emergiu a seguinte questão norteadora desta pesquisa: Quais os impactos dos resultados das pesquisas em ensino de ciências da natureza, que investigam sobre gênero e sexualidade, nos projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura em Biologia da UFAL? O objetivo geral dessa pesquisa consiste em investigar a presença/ausência dos resultados das pesquisas em ensino de ciências, que enfocam as temáticas de gênero e sexualidade, no currículo dos cursos de formação docente em Biologia. De modo específico se objetivou Refletir sobre as repercussões das pesquisas científicas nas políticas de corpo, gênero e sexualidade ao longo da história; Identificar o estado das pesquisas sobre sexualidade no campo das investigações em ensino de ciências; Analisar a presença/ausência dos resultados das pesquisas em ensino de ciências, que enfocam as temáticas de gênero e sexualidade, nos projetos pedagógicos dos cursos de formação de professores/as de biologia da UFAL. A metodologia consiste em um estudo qualitativo, no primeiro momento bibliográfico através de revisão sistemática integrativa de literatura na qual foram consultados 16 periódicos A1 (quadrienal 2017-2020), na área de Ensino. Foram consultados 11.693 artigos publicados entre 2012 e 2024, sem restrição de idioma, de acesso livre/gratuito e que tinham como foco a investigação sobre sexualidade e/ou gênero. Posteriormente documental onde analisou-se do Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas da Ufal. Utilizou-se a análise de conteúdo de Bardin (2015) para a organização e interpretação dos dados obtidos. Foram recuperados 166 artigos que diziam respeito ao foco deste levantamento. Sobre os projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura em ciências biológicas da UFAL, percebeu-se que poucas são as iniciativas que abordam de forma efetiva os temas gênero e sexualidade nos cursos presenciais.