ROBÓTICA EDUCACIONAL NO ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL
Robótica Educacional. Geometria Espacial. Ensino de Matemática. Ensino Fundamental.
O atual estudo aborda as relações entre a Robótica Educacional e suas possibilidades ao representar diversos aspectos da tecnologia e contribuir para o desenvolvimento de competências gerais preconizadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para as aulas de Matemática no Ensino Fundamental, particularmente a Geometria. A pesquisa teve como questão norteadora: de que modo a Robótica Educacional, compreendida como espaço para mediação da aprendizagem, pode ser trabalhada na prática pedagógica no Ensino de Geometria para os alunos do 9º do Ensino Fundamental? Como objetivo geral: analisar de que modo a Robótica Educacional, compreendida como espaço para mediação da aprendizagem, pode ser trabalhada na prática pedagógica no Ensino de Geometria para os alunos do 9º do Ensino Fundamental, e objetivos específicos: Discutir acerca da Robótica Educacional no contexto das aulas de Geometria e suas evidências; Refletir sobre as contribuições das oficinas desenvolvidas com a aplicação da Robótica Educacional no Ensino de Geometria para os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental; Propor um conjunto de sequências didáticas, organizadas sob a forma de um manual para a produção de uma maquete, articulando a prática docente ao Ensino de Geometria nos anos 9º do Ensino Fundamental. A metodologia escolhida teve natureza qualitativa, optando-se pela modalidade pesquisa-intervenção. A pesquisa foi realizada em uma escola integrante da Rede Municipal de Ensino do município de Rio Largo/AL, localizada em região urbana e envolveu 18 alunos de uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental. Por meio da aplicação de oficinas para o ensino de Geometria, esta pesquisa buscou identificar diversos atributos desejáveis da Robótica Educacional no processo de ensino e aprendizagem na atualidade. A interpretação dos dados se deu por meio de uma Análise Textual Discursiva(ATD), sendo constatado como uma forma atrativa e alternativa à abordagem tradicional e que, além de facilitar o aprendizado, contribui ainda para o desenvolvimento do aluno em múltiplos aspectos. Constataram-se vantagens na utilização de um ambiente multidisciplinar para o emprego da Robótica Educacional, no caso a motivação adicional advinda da construção de uma maquete de uma cidade futurista. Neste contexto, estudiosos listam diversos atributos observados nestes ambientes de aprendizagem, propícios ao desenvolvimento de competências e habilidades, como a interdisciplinaridade, trabalho em equipe, raciocínio lógico e entre outras; mas, sobretudo colocando o aluno como protagonista do seu próprio aprendizado.