Banca de DEFESA: OSVALDO EPIFANIO DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : OSVALDO EPIFANIO DOS SANTOS
DATA : 26/02/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Videoconferencia
TÍTULO:

PRODUÇÃO TEXTUAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM ESTUDO DE ASPECTOS DA TEXTUALIDADE NAS NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIA PESSOAL


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino da escrita processual. Caderno de Atividades. Narrativas de experiência pessoal. Aspectos de Textualidade.


PÁGINAS: 230
RESUMO:

Esta pesquisa tem como objetivo principal levar o professor da Educação de Jovens e Adultos a ampliar suas práticas de ensino quanto ao processo de escrita do gênero narrativas de experiência pessoal, por meio do uso crítico e flexível do Caderno de Atividades. Como fundamentação teórica, autores como Antunes (2010), Koch (2014), Koch & Elias (2018) refletiram sobre a sequenciação do texto escrito numa visão interacionista e de interdependência entre suas partes; no estudo do gênero textual, na perspectiva da construção dos processos enunciativos e na formação do plano composicional, foram selecionados os trabalhos de Bakhtin (1992, 1997, 2003, 2010, 2016), Marcuschi, (2008), Marcuschi (2010) e Koch (2006). Escolhemos os fundamentos teóricos de Labov & Waletzky (1967), de Dolz, Gagnon e Decândio (2010), e mais uma vez Bakhtin (2016), nas relações dialógicas entre os sujeitos na narrativa, como também para o delineamento dos componentes estruturais da narrativa e da hierarquização das informações na atividade de escrita; quanto à lógica da formação/organização da escrita e aos sentidos, aplicamos as concepções de Fávero & Koch (2012), Koch & Elias (2018). Como metodologia de investigação, buscamos os trabalhos de Thiollent (1986) e Tripp (2005) sobre pesquisa-ação para a referência inicial do formato de pesquisa; finalmente, recorremos ao Ateliê de Escrita de Marquesi et al (2017), como suporte metodológico nas atividades de ensino do professor da EJA. Este trabalho apresenta como resultado uma proposta de ação pedagógica ao professor de língua portuguesa do ensino fundamental quanto à escrita processual, ao estudo da estrutura narrativa laboviana e aos aspectos de textualidade dos textos de seus alunos. Utilizamos o Ateliê de Escrita em observância à funcionalidade comunicativa do gênero narrativas de experiência pessoal, a partir dos recursos de uma sequência didática que permite ao professor identificar as bases de suas ações de ensinamento de forma consciente e ordenada em relação aos aspectos linguístico-social-discursivos percebidos nas leituras, nos exercícios e na escrita processual dos seus alunos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2319766 - FABIANA PINCHO DE OLIVEIRA
Interna - 111.168.034-53 - MARIA INEZ MATOSO SILVEIRA - UFAL
Externa ao Programa - 2546184 - ADRIANA CAVALCANTI DOS SANTOS
Externa à Instituição - Maria Aparecida Silva - IFAL
Notícia cadastrada em: 11/02/2021 23:32
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