Produção de charges por alunos do oitavo ano: uma análise discursiva
Produção textual; charge; Análise do Discurso.
Este estudo busca identificar e compreender as práticas sociais discursivas presentes nas produções textuais do gênero charge elaboradas por alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual no interior de Alagoas. O objetivo da pesquisa é aprimorar e ampliar as noções de produção textual, melhorar os níveis de interpretação e compreensão textual, e promover o desenvolvimento do senso crítico dos alunos em relação às questões sociais e políticas contemporâneas. Dessa forma, esta pesquisa terá como principal orientação teórica os estudos de Análise do Discurso a partir dos trabalhos de Orlandi (2006; 2007; 2012; 2015), Pêcheux (1997), Silva Sobrinho (2019). Além disso, serão mencionados teóricos de outas áreas do conhecimento que auxiliarão a subsidiar esta pesquisa, tais como da Pedagogia, das Ciências Sociais, da Psicologia entre outros. Por conseguinte, as análises desenvolvidas permitiram evidenciar os efeitos positivos da pesquisa, notadamente pela reflexão crítica demonstrada pelos discentes diante das aulas, discussões e atividades propostas, centradas em temas contemporâneos representados por meio de charges. Tal resultado aponta possibilidades promissoras para futuras práticas pedagógicas.