Banca de QUALIFICAÇÃO: ANTÔNIO MITOMARI NETO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANTÔNIO MITOMARI NETO
DATA : 29/08/2025
HORA: 10:30
LOCAL: Videoconferência pelo Google Meet
TÍTULO:

LEITORES-CÚMPLICES: UM ESTUDO SOBRE A RECEPÇÃO E A COMPREENSÃO LEITORA DOS CONTOS DE LYGIA FAGUNDES TELLES NA EDUCAÇÃO BÁSICA


PALAVRAS-CHAVES:

Leitura; Recepção literária; Esquemas interpretativos; Leitura inferencial; Contos.


PÁGINAS: 52
RESUMO:

A interação do leitor com as ambiguidades do texto literário é um processo cognitivo que a mediação em sala de aula pode orientar e desenvolver. Contudo, as experiências escolares de leitura confrontam-se com obstáculos estruturais e metodológicos que comprometem sua prática. Nesse sentido, a presente pesquisa, vinculada ao Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS, propõe e analisa estratégias de mediação para promover o desenvolvimento de habilidades de leitura, orientadas à interpretação e identificação de elementos implícitos e inferenciais. Em sua aplicação e metodologia exploratória, a pesquisa-ação (Gil, 2017) analisará situações reais, em contextos nos quais o pesquisador e os participantes cooperaram para o seu desenvolvimento, e será desenvolvida em um círculo de leitura com estudantes do Ensino Médio de uma escola pública do Estado de Alagoas. Os instrumentos de coleta de dados serão registros em áudio, diário de campo do pesquisador, questionários e testes de compreensão. O arcabouço teórico articula concepções sobre a interatividade da leitura (Kleiman, 2016; Solé, 1998), a leitura inferencial (Machado, 2005; Dell'Isola, 1988; Koch e Elias, 2006), baseada na mobilização esquemas interpretativos (Cook, 1994; Whitt, 2024) e a recepção literária (Jauss, 1994; Zilberman, 1989; Bordini e Aguiar, 1988; Iser, 1996), aplicados à leitura compartilhada de contos da escritora Lygia Fagundes Telles (Telles, 2018; Resende, 2016; Eco, 2008). Os resultados esperados incluem a redução da resistência à leitura literária e o aumento do engajamento dos alunos na interpretação e na leitura inferencial, além da produção de diretrizes pedagógicas que integrem a obra da autora ao currículo escolar. A pesquisa também pretende contribuir para a formação de leitores, além de ampliar o debate acadêmico sobre cognição, recepção e mediação de leitura no ensino básico.


MEMBROS DA BANCA:
Interno(a) - 1653452 - ELIANA KEFALAS OLIVEIRA
Externo(a) à Instituição - ISRAEL ALVES CORREA NOLLETO
Notícia cadastrada em: 27/08/2025 19:36
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