PROFLETRAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM LETRAS FACULDADE DE LETRAS Teléfono/Ramal: No informado https://sigaa.sig.ufal.br/http://www.ufal

Banca de QUALIFICAÇÃO: NATHÁLIA ALVES AGRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : NATHÁLIA ALVES AGRA
DATA : 28/05/2026
HORA: 14:00
LOCAL: Sala 06 - sala de permanência Fale
TÍTULO:

O silêncio como lugar de encontro e escuta entre uma professora pesquisadora e seus estudantes


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: Propostas pedagógicas de ensino de língua portuguesa e suas literatura, Multiletramentos, Educação escolar quilombola.


PÁGINAS: 70
RESUMO:

Este projeto de pesquisa tem como objetivo propor metodologias pedagógicas que contribuam para o trabalho com a língua portuguesa como prática social dentro dos multiletramentos e a formação do leitor literário nos anos finais do Ensino Fundamental, com foco na leitura literária e não literária afro-brasileira para a construção de uma educação escolar quilombola. A pesquisa está fundamentada em reflexões teóricas à concepção de língua e linguagem (Bakhtin/Volochinov (1929/1986, p. 124), Novos Estudos do Letramentos, Letramentos sociais e dos Multiletramentos (Grupo Nova Londres, 2006 apud Rojo, 2012;  Street, 1984/2014;  M; Rojo, 2012), estudo da educação escolar quilombola detro das Leis: 10.639/2003 e 11.645/2008. De natureza qualitativa e etnográfica (Fritzen, 2012 ; Oliveira, 2013), e será desenvolvida em uma turma do 7º ano de uma escola pública municipal do sertão alagoano. A metodologia proposta envolve a realização de oficinas de leitura literária e não literária, que integram texto e imagem, promovendo uma experiência de língua materna dentro da realidade sociodiscursivo do (a) estudante. A coleta de dados será realizada por meio de diários de leitura, registros em áudio, vídeo e fotografias, transcrições das aulas e análise de produções dos alunos. A análise dos dados buscará verificar se as estratégias adotadas contribuíram para o desenvolvimento do  ensino de língua sócio-interativa e a formação do letramento literário dos estudantes. Espera-se que a pesquisa evidencie uma construção de uma educação escolar quilombola dentro da realidade sócio-cultural dos (as) alunos (as), capaz de resgatar a leitura e escrita como práticas sociais dentro do contexto das relações étnico-raciais no ensino de língua portuguesa e suas literaturas.

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1836454 - ANDREA DA SILVA PEREIRA
Interno(a) - 2327817 - SILVANA PAULINA DE SOUZA
Externo(a) ao Programa - 2269622 - ROSARIA CRISTINA COSTA RIBEIRO - UFAL
Notícia cadastrada em: 22/05/2026 09:59
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2026 - UFAL - sig-app-3.srv3inst1 25/08/2026 05:18