A FRASEOLOGIA NA SALA DE AULA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA COM EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS COM ALUNOS DO 8º ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA
Palavras-Chave: lexicologia; fraseologia; ensino de vocabuláro; expressões idiomáticas
Esta pesquisa foi motivada pela dificuldade comumente apresentada pelos estudantes do ensino fundamental em compreender textos devido à restrição vocabular que lhes compromete não só a compreensão textual, mas também a produção de textos orais e escritos. Sabe-se que o ensino explícito do vocabulário é pouco praticado nas aulas de Língua Portuguesa, diferentemente do que ocorre no ensino das línguas estrangeiras. Por isso, também no ensino da língua materna, convém pensar-se em atividades didáticas significativas que abranjam não apenas o estudo das palavras isoladamente, como também de “palavras e suas companhias” (Leffa, 2000) e em unidades frasais, tal como ocorre no âmbito da Fraseologia. Assim, a pesquisa-ação aqui apresentada pretende propiciar uma experiência de intervenção didática com alunos do 8º Ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Maceió, com o objetivo de incrementar o desenvolvimento da competência lexical dos estudantes por meio do ensino-aprendizagem de elementos da Fraseologia, especificamente as expressões idiomáticas, visando também ao desenvolvimento da sensibilidade metafórica necessária à leitura inferencial. Os dados para análise da experiência didática virão dos resultados dos exercícios de aplicação em atividades como testes, atividades significativas e até lúdicas utilizando-se textos, exercícios, testes, jogos, envolvendo frases, textos lacunados, e outras atividades já testadas e aprovadas no ensino de línguas estrangeiras e perfeitamente adaptáveis ao ensino de língua portuguesa. A base teórica da pesquisa fundamenta-se em autores da área da Lexicologia (Polguère, 2018), da Fraseologia (Paim, 2018) e de Expressões Idiomáticas (Tagnin, 1989) e (Xatara, 2002). Na impossibilidade de se aplicarem as atividades de forma presencial por causa da Pandemia do corona vírus, a autora elaborou um caderno para o professor em que são apresentadas a fundamentação teórica, 10 planos de aula e as atividades a serem realizadas em sala de aula.