LETRAMENTO LITERÁRIO E MULTIMODALIDADE: TRILHAS INTERPRETATIVAS NA FORMAÇÃO DO LEITOR
Letramento literário, Multimodalidade, formação do leitor.
O presente projeto, intitulado Letramento Literário e Multimodalidade: trilhas
interpretativas na formação do leitor, tem por objetivo contribuir para delinear uma
perspectiva teórico-metodológica para o Letramento Literário em uma turma de 9º ano
do ensino fundamental II, de uma escola pública do interior de Alagoas, numa
abordagem multimodal, e em um percurso traçado a partir da leitura e da interpretação
literária de poemas (em especial haicais) e microcontos em rodas de conversas. No
exercício da literatura, a prática da leitura e da interpretação do texto pode oportunizar
experiências de descobertas interpretativas, por meio do cruzamento de sentidos
focado na materialidade das palavras. Considerando que o trabalho com a leitura
literária na escola carece de mais foco na interação do leitor com o texto, o que
permite conhecer a força humanizadora da literatura, e que é importante promover de
fato a formação literária dos estudantes nos espaços escolares, assim, esta pesquisa
nível II do ensino fundamental. O trabalho a ser desenvolvido será de cunho
qualitativo, a partir de uma pesquisa-ação, embasada em Cosson (2014), Ribeiro
(2021), Aguiar e Bordini, (1993), Pinheiro (2007), Soares (2011), Iser (2002), dentre
outros autores. Os instrumentos que serão utilizados são: diário reflexivo da
professora-pesquisadora, planos de aulas que serão elaborados a partir da sequência
básica de Cosson (2014) e do método recepcional, proposto pelas autoras Aguiar e
Bordini, registros de gravação em áudio, vídeos e fotografias das práticas
desenvolvidas durante as aulas, transcrição das aulas, leitura e análise de poemas e
microcontos e produções de textos literários pelos estudantes e interações em sala
de aula.