LITERATURA COMO ATO DE (RE)EXISTÊNCIA EM CONTEXTOS DE VULNERABILIDADE SOCIAL: UMA PROPOSTA DE MEDIAÇÃO DE LEITURA EM UMA TURMA DO 9º ANO DA REDE PÚBLICA
Mediação de Leitura. Resistência. Formação de identidade. Ensino de literatura.
A presente pesquisa objetiva investigar o papel da literatura como ato de (re)existência em contextos de vulnerabilidade social, com enfoque na mediação de leitura e na criação de espaços dedicados à leitura em uma turma do 9º ano de uma escola pública situada em um bairro periférico de Maceió, Alagoas. A pesquisa busca compreender como a leitura literária pode ser integrada à realidade de estudantes inseridos em um ambiente escolar caracterizado por violência, pobreza extrema, desestrutura familiar e precariedade das instalações, evitando sua instrumentalização para fins meramente pedagógicos ou utilitários. Nesse contexto, o estudo propõe o desenvolvimento de uma proposta pedagógica inovadora, na qual os próprios alunos participam ativamente na construção de um ambiente que funcione como refúgio e meio de autoconhecimento e fortalecimento emocional e social. A mediação de leitura é central para esse processo, buscando promover uma interação significativa entre os alunos e os textos literários, valorizando a literatura como uma necessidade vital e não apenas como um recurso didático. O aporte teórico da pesquisa baseia-se nos trabalhos de Michèle Petit (2008, 2009, 2013), Felipe Munita (2020) e Tzvetan Todorov (2009), que oferecem uma perspectiva crítica e humanizadora da leitura literária em tempos de crise. Para atingir esses objetivos, a metodologia adotada combina a pesquisa etnográfica com uma abordagem interventiva, permitindo uma análise aprofundada do contexto escolar e a implementação de intervenções práticas que visam transformar a realidade estudada. As fontes de dados incluem observações participantes, entrevistas semiestruturadas com alunos e professores, bem como a análise documental das práticas pedagógicas vigentes. O tratamento dos dados será conduzido por meio da análise qualitativa, buscando compreender como a leitura literária, mediada e vivenciada em um espaço criado pelos próprios alunos, pode servir como uma ferramenta poderosa de resistência, transformação pessoal e desenvolvimento integral em contextos de crise.