PROFLETRAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM LETRAS FACULDADE DE LETRAS Téléphone/Extension: Indisponible https://sigaa.sig.ufal.br/http://www.ufal

Banca de DEFESA: NELMA CRISTINA RODRIGUES DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : NELMA CRISTINA RODRIGUES DA SILVA
DATA : 02/05/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Online
TÍTULO:

ORTOGRAFIA E CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA INTERVENÇÃO EM PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL


PALAVRAS-CHAVES:

Língua portuguesa; Consciência fonológica; Aprendizagem da leitura e da escrita; Intervenção pedagógica; Ensino fundamental.


PÁGINAS: 105
RESUMO:

Este estudo tem como objetivo contribuir para o processo de ensino e aprendizagem da leitura
e da escrita entre estudantes do ensino fundamental de uma escola pública municipal em Ma-
ribondo - AL, com dificuldades no desenvolvimento dessas habilidades, além de auxiliar os
professores na aplicação de estratégias baseadas na consciência fonológica. A pesquisa foi
orientada pela questão central: o trabalho com a consciência fonológica pode ser utilizado
como recurso para apoiar crianças com dificuldades na leitura e na escrita? Fundamentada em
estudos sobre a eficácia de programas de intervenção em consciência fonológica (Santos,
2022), a pesquisa formulou três hipóteses: (1) as dificuldades na aprendizagem da leitura e es-
crita poderiam ser minimizadas caso a alfabetização tivesse sido baseada na consciência fonológica; (2) uma abordagem sistemática e reflexiva com atividades focadas na consciência fonológica pode contribuir para o desenvolvimento da leitura; e (3) a compreensão da relação grafema-fonema é essencial para a aprendizagem inicial da leitura. Metodologicamente, o estudo foi conduzido segundo os princípios da pesquisa-ação, com caráter qualiquantitativo. A fundamentação teórica baseou-se na Teoria da Psicogênese da Língua Escrita de Ferreiro & Teberosky (1985) e em estudos contrastantes, como os de Ehri apud Sargiani (2022), além de contribuições de Mello (2019), Bradley & Bryant (1985), Cagliari (1997, 1998,2007) e Morais (2012, 2019). Com esses autores defendemos uma alfabetização que respeite os princípios do sistema alfabético de escrita, promovendo o conhecimento das regularidades da língua por meio de práticas que articulem a oralidade e a escrita de forma significativa. A pesquisa envolveu a aplicação de atividades diagnósticas no início do ano letivo, permitindo a identificação das dificuldades dos estudantes e embasando a elaboração de estratégias pedagógicas lúdicas para a intervenção. Os resultados apontam que a abordagem baseada na consciência fonológica favorece a aquisição da leitura e da escrita, contribuindo para a formação de leitores autônomos.


MEMBROS DA BANCA:
Interno(a) - 338331 - ALDIR SANTOS DE PAULA
Interno(a) - 2319766 - FABIANA PINCHO DE OLIVEIRA
Externo(a) à Instituição - MARIA MARGARETE DE PAIVA - UNEAL
Externo(a) à Instituição - SILVIO NUNES DA SILVA JUNIOR - UPE
Notícia cadastrada em: 15/04/2025 10:29
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2025 - UFAL - sig-app-1.srv1inst1 01/07/2025 22:05