Oralidades afro-brasileiras em podcast: (re)contação de histórias da comunidade remanescente quilombola de Pau d'Arco por educandos/as do 9° ano do ensino fundamental
oralidade; (re)contação de histórias; griô/griote; comunidade quilombola; podcast.
Este projeto de pesquisa integra o Mestrado Profissional em Letras (Profletras) da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Alagoas, e tem como objetivo geral produzir podcasts de (re)contação de histórias dos griôs e das griotes da comunidade quilombola da Vila Pau D’Arco, em Arapiraca-AL, pelos/as educandos/as do 9º ano do ensino fundamental para promoção da cosmologia quilombola dentro do espaço escolar. E como objetivos específicos: (a) Aproximar os/as educandos/as da tradição (transmissão) quilombola através da contação de histórias; (b) Estimular o prazer de recontar histórias dos/as griôs/griotes pelos/as educandos/as; (c) Discutir a influência da tradição oral na cosmologia quilombola. Com isso, responderemos as seguintes questões norteadoras: quais os fatores para, no ensino fundamental – anos finais, diminuir-se a presença da (re)contação de histórias e, consequentemente, a fluência oral e a interação entre os/as educandos/as e a comunidade extraescolar? Como a produção de podcast storytelling pode estimular o interesse do/a educando/a pela (re)contação de histórias de griôs e griotes de uma comunidade quilombola de Arapiraca-AL? Para tanto, adotaremos a dialética como método e, desse, a abordagem da pesquisa-ação, que contará com os/as participantes da comunidade quilombola da Vila Pau D’Arco e educandos/as (adolescentes de 13 a 16 anos) do 9º ano de escola pública do ensino fundamental, da cidade de Arapiraca-AL. Além de Santos (2015; 2023), autores/as como Freire (1989), Candido (2011), Abreu (2006), Araújo (2003) entre outros/as embasam esta pesquisa. Por meio de recursos bibliográficos, momentos de contação e (re)contação de histórias, visitas à comunidade, utilização de recursos audiovisuais, produção de podcasts e pesquisa social, esperamos promover o ensino multicultural de literatura e língua portuguesa, inc0entivando a fluência oral dos/as educandos/as e para valorizar a oralidade como importante herança da ancestralidade quilombola.