PROFLETRAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM LETRAS FACULDADE DE LETRAS Téléphone/Extension: Indisponible https://sigaa.sig.ufal.br/http://www.ufal

Banca de QUALIFICAÇÃO: VITOR TENÓRIO OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VITOR TENÓRIO OLIVEIRA
DATA : 28/08/2025
HORA: 14:30
LOCAL: Online - https://meet.google.com/pyr-mvrc-pie
TÍTULO:

Entre orin, orivivências e orientações: experiências de letramento racial na educação de jovens e adultos a partir do cancioneiro da música preta brasileira


PALAVRAS-CHAVES:

orivivências; Lei nº 10.639/03; EJA; práticas de leitura; cancioneiro da música preta brasileira.


PÁGINAS: 86
RESUMO:

As discussões que a sociedade vivencia no agora exige de todos nós dispositivos de múltiplos letramentos para nos compreendermos como agentes de mudanças no contexto em que vivemos. Mudanças necessárias para que nenhuma identidade seja sentenciada ao achincalhamento e ao consequente apagamento. Desse modo, esta pesquisa tem por objetivo analisar as relações de “orivivências”, compreendidas aqui como as atuações no campo das relações étnico-raciais, produzidas pelas experiências de letramento literário de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na etapa do ensino médio de uma escola pública da cidade de São Miguel dos Campos-AL através de práticas de leitura do cancioneiro da música preta brasileira. Caracteriza-se como um estudo de natureza qualitativa, com abordagem descritivo-analítica a partir da pesquisa-ação. A perspectiva teórica deste trabalho encontra corporeidade nas discussões sobre letramentos, evidenciando as contribuições de estudiosos/as como: Cosson (2014), Ferreira (2015), Moreira (2024), Rojo (2009). Além disso, ao partir para compreensão do retrato psicossocial do negro, aborda-se os estudos de Bento (2016), Carneiro (2023), Fanon (2023), Nascimento (2016) e Souza (2021); por fim, revisa-se, no terreno da história, a situação da EJA e da educação do negro pelos contributos de Carvalho (2019), Cruz (2005), Dias (2005), Gomes (2017), Haddad e Pierro (2005), Romão (2005). Desse modo, acredita-se que, ao estabelecer um diálogo entre essas teorias e as práticas de orivivências dos sujeitos participantes da pesquisa, corrobore-se a pertinência do debate na atualidade, pensando-o como mais um meio de efetivação da Lei nº 10.639/03, bem como um instrumento de aceno para o acesso a um caminho educativo que rompe com a eurocentralidade do saber.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3337884 - LIGIA DOS SANTOS FERREIRA
Externo(a) ao Programa - 3947093 - JORDANIA DE ARAUJO SOUZA GAUDENCIO - UFALExterno(a) à Instituição - JOÃO EVANGELISTA DO NASCIMENTO NETO - UNEB
Notícia cadastrada em: 26/08/2025 19:45
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2025 - UFAL - sig-app-4.srv4inst1 18/09/2025 09:35