PROFLETRAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM LETRAS FACULDADE DE LETRAS Téléphone/Extension: Indisponible https://sigaa.sig.ufal.br/http://www.ufal

Banca de QUALIFICAÇÃO: BIANCA DE FÁTIMA DOS SANTOS DIAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : BIANCA DE FÁTIMA DOS SANTOS DIAS
DATA : 25/10/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Maceió-UFAL-FALE
TÍTULO:


O RAP COMO INSTRUMENTO AUXILIAR NA COMPREENSÃO LEITORA E NO DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA CRÍTICA DE ALUNOS D0 9º ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE ALAGOAS


PALAVRAS-CHAVES:

leitura escolar,compreensão leitora, análise textual, gênero musical rap, cultura musical brasileira.


PÁGINAS: 56
RESUMO:

O Rap, gênero musical marginalizado, e muito apreciados por adolescentes e jovens, ganhou espaço na periferia das grandes cidades, pois se trata de um discurso de resistência das classes menos abastadas financeiramente e de minorias sociais. Sendo esse um estilo musical em que prevalece um discurso de insatisfação e de superação, os alunos, que são provenientes da periferia, costumam se identificar com as letras de Rap. Dessa forma, eles encontram significação nesses textos. Este trabalho justifica-se, portanto, pela necessidade e pela importância da leitura e interpretação textual, não só no contexto acadêmico ou escolar, mas, principalmente, para a formação do indivíduo cidadão capaz de perceber, compreender e criticar o mundo à sua volta. Diante disso, a pesquisa-ação aqui apresentada pretende propiciar uma experiência de intervenção didática nas aulas de Língua Portuguesa com alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Maceió, com o objetivo de incrementar o desenvolvimento da  competência leitora dos estudantes por meio de letras de música do gênero Rap, conhecido também como manifestação da palavra cantada, utilizando-se atividades de compreensão leitora e interpretação textual, como testes de múltipla escolha, apreciação de videoclips, além de debates e rodas de conversa. Quanto ao aspectos metodológicos, utilizar-se-ão, também, questionários quantitativos e qualitativos, fazendo-se uso do processo de observação participante para análise dos dados obtidos que venham comprovar a eficácia da metodologia proposta. A fundamentação teórica abrangerá o estudo do gênero em questão, sua história, evolução e repercussão no atual cenário da cultura musical brasileira, com base em autores tais como ANDRADE (2000), LOUREIRO (2016), SOUZA (2011), (BAUMAN, 2001); quanto às teorias cognitivas de leitura e compreensão textual e de prática de análise de textos (SILVEIRA, 2015; ANTUNES, 2013).

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2319766 - FABIANA PINCHO DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - JOSÉ NILDO BARBOSA DE MELO JUNIOR - IFAL
Interna - 3337884 - LIGIA DOS SANTOS FERREIRA
Notícia cadastrada em: 25/10/2022 11:51
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