A COMPREENSÃO LEITORA ENTRE ALUNOS DO 6º ANO: AVALIAÇÃO, MEDIAÇÃO E REENSINO DE ESTRATÉGIAS BÁSICAS DE LEITURA
Palavras-chave: Compreensão Leitora. Leitura em sala de aula. Avaliação e Estratégias de leitura. Leitura Inferencial
O presente estudo visou explorar a interação entre a compreensão leitora e estratégias de ensino e aprendizagem específicas, com o objetivo de melhorar a proficiência leitora dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Santa Luzia, localizada em Palmares, interior de Pernambuco. Trata-se de um estudo qualitativo, exploratório e interventivo com base numa visão etnográfica de pesquisa, porém fundamentada numa concepção sociocognitiva da leitura, enfatizando os aspectos cognitivos e neuropsicolinguísticos do processamento da compreensão leitora, baseada em autores como Kleiman (2009); Solé (1998); Cruz (2004); Silveira (2005); Gabriel, 2021; Dehaene (2012), dentre outros. As atividades do projeto foram desenvolvidas no segundo semestre de 2025, distribuídas em 2 h/a, nos dias das aulas regulares de Linguagem da referida turma, utilizando-se textos com diversos gêneros textuais. Depois da primeira etapa, que foi a apresentação da proposta, seguiu- se a aplicação de um questionário diagnóstico e uma atividade inicial de lectoescrita; depois tivemos a aplicação de um “programa sequenciado de atividades de leitura e compreensão textual”, durante o qual avaliou-se a evolução da aprendizagem adquirida durante a sequência dessas atividades e experiências de leitura e no final utilizou-se um questionário de satisfação. Para garantir uma abordagem razoavelmente eficaz e verificável na obtenção de dados, a pesquisa utilizou testes de compreensão com questões de múltipla escolha (TCQME) e testes Cloze para exercitar e avaliar a compreensão leitora e para revelar diagnósticos da situação de aprendizagem dos alunos. A análise dos dados se concentrou em examinar os indicadores e os dados obtidos (notas e outras quantificações), observando-se as nuances e as complexidades envolvidas no desenvolvimento do desempenho dos estudantes em relação às atividades de leitura e compreensão de textos ao longo do período de intervenção pedagógica. Espera-se que os resultados contribuam para o desenvolvimento pretendido da competência leitora dos alunos participantes e que os procedimentos didáticos, os instrumentos e procedimentos usados possam ser replicados noutras turmas e até noutras escolas para enfrentar desafios similares, promovendo assim uma educação mais inclusiva e eficaz.