ARGUMENTAÇÃO EM SALA DE AULA COM GÊNEROS TEXTUAIS: construindo habilidades para o desenvolvimento do pensamento crítico
Argumentação. Compreensão. Gênero textual. Leitura. Texto.
Nos dias atuais, em pleno século XXI encontramos alguns dilemas no trabalho com a disciplina Língua Portuguesa em sala de aula. Embora o universo disponível de gêneros textuais se apresentem como factual, ocorre uma espécie de anomia por parte dos estudantes que não se sentem capazes de um letramento que os habilitem de argumentar diante das opiniões ou ideias de outros, e mesmo diante dos textos oferecidos para leitura, compreensão, apreensão e entendimento, via gêneros textuais. Como docente, despertei para essa realidade considerando que o processo construído na mídia e nas redes sociais tem dados ênfase em fake news, as quais tomam o lugar da verdade e as relações que deveriam ser dialógicas passam para o crivo da intolerância, xenofobia, entre outras auguras da vida. Um outro fator é a dificuldade percebida entre os estudantes de compreenderem a leitura de diversos gêneros textuais, seguida dos “entraves” em estabelecerem uma crítica argumentativa lógica e coerente a partir das próprias tessituras promovidas em sala de aula. Investigar a compreensão leitora de diferentes tipos de textos é fundamental para oferecer um ensino de qualidade, personalizado e que atenda às necessidades específicas de cada aluno. Ao compreender as dificuldades e as potencialidades dos alunos, é possível criar estratégias de ensino mais eficazes e promover o desenvolvimento da competência leitora. Dentro dessa lógica, a proposta deste estudo surgiu a partir da análise de exercícios desenvolvidos por alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Batista Acioli – Maragogi/AL contendo os tipos de textos argumentativos, narrativos e descritivos em que foi diagnosticada a dificuldade na compreensão leitora pelos alunos. Sendo necessário, uma investigação mais aprofundada em torno do problema em questão. O que ocorre a partir da metodologia aplicada com o desenvolvimento de oficinas de leitura de textos com o uso de gêneros textuais diversificados, oferecendo estratégias de uma leitura crítica para a produção de argumentação, retórica e lógica por parte dos discentes. De modo que permita aos estudantes compreenderem o significado, a importância e as estratégias para a elaboração de um pensamento lógico, retórico, argumentativo e crítico; definirem o significado e a importância dos gêneros textuais no trabalho pedagógico em sala de aula; ao professor analisa as estratégias cognitivas utilizadas pelos alunos na leitura de cada tipo de texto (gêneros textuais) e elaborar uma intervenção em sala de aula que permita, com o uso de gêneros textuais, criar as estratégias e as condições para que os discentes desenvolvam a capacidade lógica de argumentar.