A EDUCAÇÃO FINANCEIRA COMO POLÍTICA PÚBLICA: UM ESTUDO SOBRE A REDE PÚBLICA DE ENSINO DO ENSINO MÉDIO DO ESTADO DE ALAGOAS
Educação Financeira; Política Pública; Rede Pública de Ensino.
O presente trabalho tem o objetivo de analisar a inserção da temática de educação financeira como política pública na educação básica da rede estadual do ensino médio do estado de Alagoas. Para atingir os objetivos, será realizada uma pesquisa empírica, com uma abordagem quantitativa, indutiva e exploratória com 72 escolas da rede pública de ensino do Estado de Alagoas. Para a coleta de dados será aplicado um questionário com os diretores e professores que ensinaram a temática de educação financeira desses 72 estabelecimentos de ensino. O processamento dos dados será realizado pelo método de análise de inferência estatística, através da estatística descritiva, com o auxílio do software Excel. Outrossim, os resultados esperados são evidenciar o modelo como a a temática de educação financeira foi inserida na rede pública da rede estadual de ensino médio do Estado de Alagoas, identificar se os professores e diretores receberam a qualificação necessária para o ensino da temática, expor os principais gargalos enfrentados por diretores e professores associados à implementação da temática de educação financeira na rede pública do Estado de Alagoas; e desenvolver um Produto Técnico e Tecnológico que impacte positivamente na vida dos estudantes, professores e diretores da rede pública de ensino do Estado de Alagoas.