CARTILHA DIGITAL INTERATIVA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO: ABORDAGEM DAS INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS COM DISCENTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Sexualidade; Tecnologias Digitais; ISTs; Cartilha Interativa; EJA.
A temática das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) ainda apresenta desafios no contexto escolar, especialmente no Ensino Médio e na Educação de Jovens e Adultos (EJA), devido à abordagem limitada restrita a conteúdos biológicos ou projetos pontuais. Essa lacuna pode gerar desinformação e desinteresse dos estudantes, ressaltando a necessidade de práticas pedagógicas que promovam aprendizagem significativa, crítica e participativa. O presente estudo teve como objetivo desenvolver uma Cartilha Digital Interativa (CADI), lúdica e inovadora, como recurso didático para o ensino de Biologia, com foco em ISTs, destinada a alunos da EJA, em modalidades presenciais e a distância. A pesquisa foi conduzida em uma escola estadual de ensino médio em tempo integral, no município de Rio Largo – Alagoas, caracterizando-se como uma investigação descritiva de abordagem mista (qualitativa e quantitativa). No âmbito qualitativo, utilizou-se a teoria dos relatos, formulários e análise de conteúdo temático-categorial para compreender percepções, experiências e comportamentos dos estudantes. Já no âmbito quantitativo, dados de questionários pré e pós-intervenção foram analisados por frequência relativa, permitindo comparar resultados antes e depois da aplicação da cartilha. O percurso metodológico seguiu as etapas do ensino investigativo: produção, validação e comunicação do conhecimento. Os resultados evidenciam que a CADI favoreceu protagonismo, autonomia e engajamento dos alunos na investigação e discussão de temas complexos relacionados às ISTs. O recurso proporcionou um ambiente lúdico, seguro e interativo, estimulando a participação ativa e a construção colaborativa do conhecimento. A cartilha se mostrou flexível e adaptável, com potencial de inspirar docentes a integrar tecnologias digitais e metodologias participativas em suas práticas. Conclui-se que a CADI constitui um instrumento pedagógico inovador, inclusivo e relevante para a promoção da saúde, prevenção de ISTs e desenvolvimento de aprendizagens significativas na EJA, fortalecendo a autonomia e o protagonismo discente. Apesar das limitações do estudo, como o contexto de ensino remoto e isolamento social, os resultados indicam a necessidade de novas pesquisas para expandir e validar o uso da cartilha em diferentes cenários educativos.