Banca de QUALIFICAÇÃO: EDSON MANOEL DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EDSON MANOEL DA SILVA
DATA : 12/11/2025
HORA: 14:00
LOCAL: ICBS-UFAL
TÍTULO:

DE ONDE VIEMOS? EVOLUÇÃO HUMANA E ENSINO DE BIOLOGIA NUMA PERSPECTIVA INVESTIGATIVA


PALAVRAS-CHAVES:

Evolução, Biologia, Evolução Humana, Obstáculos Epistemológicos, Ensino por Investigação.


PÁGINAS: 69
RESUMO:

A Evolução constitui um conceito integrador da Biologia, abrangendo os estudos sobre a Evolução Humana. Esta dissertação tem por objetivo promover, junto a estudantes do ensino médio, uma compreensão mais aprofundada acerca das evidências e teorias científicas que explicam a origem evolutiva do ser humano. Fundamentada nos princípios do Ensino por Investigação, a pesquisa implementou uma Sequência Didática de Investigação Científico-Cultural (SDIC) para explorar as concepções de estudantes do terceiro ano de uma Escola Técnica do Estado de Pernambuco, Brasil, e propor estratégias para a superação de obstáculos epistemológicos relacionados a visões religiosas, culturais e antropocêntricas sobre a evolução do Homo sapiens. O delineamento metodológico seguiu uma abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação, envolvendo atividades investigativas em sala de aula e análise de conteúdo baseada na categorização das hipóteses apresentadas durante as aulas. Os resultados revelaram que a maioria dos participantes apresenta concepções teocêntricas e fixistas, e que persistem ideias lineares e antropocêntricas sobre a evolução, que colocam o ser humano como ápice do processo evolutivo. Entretanto, a participação nas atividades investigativas favoreceu avanços significativos na compreensão da ancestralidade comum e do raciocínio filogenético. Conclui-se que o ensino por investigação, aliado a práticas lúdicas e reflexivas, potencializa a alfabetização científica e promove um diálogo significativo entre a ciência e outras formas de conhecimento. Essa abordagem contribui para a superação de barreiras conceituais no ensino da evolução humana, bem como para o enfrentamento das limitações do ensino centrado na memorização de conteúdos, enriquecendo assim os processos de ensino e aprendizagem.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1776010 - RENATO GABAN LIMA
Interno(a) - 3305518 - LUANA MARINA DE CASTRO MENDONCA
Interno(a) - 1974414 - OLAGIDE WAGNER DE CASTRO
Notícia cadastrada em: 06/11/2025 15:47
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2025 - UFAL - sig-app-4.srv4inst1 07/12/2025 14:34