Banca de QUALIFICAÇÃO: DANYELLE GUARANÁ DE LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DANYELLE GUARANÁ DE LIMA
DATA : 12/11/2025
HORA: 13:30
LOCAL: ICBS
TÍTULO:

METODOLOGIA INVESTIGATIVA E PRÁTICA EM MICROBIOLOGIA E VIROLOGIA NO ENSINO MÉDIO UTILIZANDO ABP (APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS) E PORTFÓLIO


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino por Investigação, Alfabetização Científica, Microbiologia Educacional, Metodologias ativas


PÁGINAS: 46
RESUMO:

A literatura em Ensino de Ciências aponta que conteúdos de Microbiologia e Virologia, no Ensino Médio, ainda são frequentemente ensinados de forma fragmentada, abstrata e centrada na ideia de microrganismos apenas como causadores de doenças, o que dificulta a alfabetização científica e o engajamento dos estudantes. Essa lacuna se agrava em escolas públicas com restrições de infraestrutura, onde práticas investigativas costumam ser substituídas por aulas expositivas.

Este trabalho teve como objetivo desenvolver, aplicar e analisar Sequências de Ensino Investigativas (SEIs) em Microbiologia e Virologia, integrando Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e portfólios reflexivos, de modo a promover aprendizagem significativa, protagonismo discente e articulação entre conhecimento científico, saúde e ambiente, em conformidade com a BNCC e o Currículo de Pernambuco.

A pesquisa, de abordagem qualitativa e caráter de pesquisa-ação, foi realizada com estudantes do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual de Lajedo–PE. A coleta de dados incluiu observações de aula, registros em portfólios, atividades escritas individuais e atividades baseadas em problemas. A análise dos dados seguiu a Análise de Conteúdo de Bardin, organizada em três eixos: Compreensão Conceitual, Raciocínio Investigativo e Processos/Atitudes Investigativas.

Os resultados preliminares indicam: (i) ampliação da compreensão conceitual sobre o papel ecológico, tecnológico e sanitário de bactérias e fungos; (ii) desenvolvimento de raciocínio causal e da capacidade de formular explicações sustentadas em evidências; e (iii) fortalecimento de atitudes investigativas, colaboração entre pares e responsabilização frente a questões de saúde e ambiente.

Conclui-se que a integração entre SEI, ABP e portfólio constitui uma estratégia pedagógica viável e potente para o ensino de Microbiologia e Virologia em contextos reais da escola pública, favorecendo alfabetização científica crítica e aproximando o conhecimento biológico da vida cotidiana dos estudantes.


MEMBROS DA BANCA:
Interno(a) - 3195712 - AMANDA LYS DOS SANTOS SILVA
Interno(a) - 1148653 - IGOR SANTANA DE MELO
Interno(a) - 1790572 - REGIANNE UMEKO KAMIYA
Notícia cadastrada em: 31/10/2025 13:11
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2025 - UFAL - sig-app-4.srv4inst1 07/12/2025 06:35