DE ONDE VIEMOS? EVOLUÇÃO HUMANA E ENSINO DE BIOLOGIA NUMA PERSPECTIVA INVESTIGATIVA
Evolução, Biologia, Evolução Humana, Obstáculos Epistemológicos, Ensino por Investigação.
A Evolução constitui um conceito integrador da Biologia, abrangendo os estudos sobre a Evolução Humana. Esta dissertação tem por objetivo promover, junto a estudantes do ensino médio, uma compreensão mais aprofundada acerca das evidências e teorias científicas que explicam a origem evolutiva do ser humano. Fundamentada nos princípios do Ensino por Investigação, a pesquisa implementou uma Sequência Didática de Investigação Científico-Cultural (SDIC) para explorar as concepções de estudantes do terceiro ano de uma Escola Técnica do Estado de Pernambuco, Brasil, e propor estratégias para a superação de obstáculos epistemológicos relacionados a visões religiosas, culturais e antropocêntricas sobre a evolução do Homo sapiens. O delineamento metodológico seguiu uma abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação, envolvendo atividades investigativas em sala de aula e análise de conteúdo baseada na categorização das hipóteses apresentadas durante as aulas. Os resultados revelaram que a maioria dos participantes apresenta concepções teocêntricas e fixistas, e que persistem ideias lineares e antropocêntricas sobre a evolução, que colocam o ser humano como ápice do processo evolutivo. Entretanto, a participação nas atividades investigativas favoreceu avanços significativos na compreensão da ancestralidade comum e do raciocínio filogenético. Conclui-se que o ensino por investigação, aliado a práticas lúdicas e reflexivas, potencializa a alfabetização científica e promove um diálogo significativo entre a ciência e outras formas de conhecimento. Essa abordagem contribui para a superação de barreiras conceituais no ensino da evolução humana, bem como para o enfrentamento das limitações do ensino centrado na memorização de conteúdos, enriquecendo assim os processos de ensino e aprendizagem.