Determinação da velocidade terminal utilizando o software
Tracker: Sequência didática para o ensino médio.
Ensino de física; Força de arrasto; Velocidade terminal;
Software Tracker.
O ensino de conceitos como força de arrasto e velocidade terminal no
Ensino Médio apresenta desafios significativos, especialmente por se
tratar de temas que envolvem variáveis físicas de difícil visualização e
compreensão intuitiva. Tais dificuldades reforçam a necessidade de
abordagens didáticas que promovam a experimentação e o
protagonismo estudantil. Este trabalho teve como objetivo investigar o
uso de tecnologias digitais, em especial o software Tracker, associadas
à produção e análise de experimentos, como ferramenta didático-
pedagógica para o ensino desses conceitos físicos. Para isso, foi
desenvolvido e aplicado um produto educacional baseado em
metodologias ativas, no qual os estudantes realizaram experimentos
com objetos de formatos variados (esfera, cubo e cilindro),
confeccionados em impressora 3D, além de produzirem seus próprios
objetos utilizando massa de biscuit. Os objetos foram soltos em três
líquidos distintos (água, óleo e álcool), e os vídeos obtidos foram
analisados com o uso do Tracker. Foram elaborados roteiros para
orientar tanto a realização dos experimentos quanto a análise
computacional dos dados. Os resultados obtidos, tanto a partir dos
questionários aplicados antes e depois da sequência didática quanto das
análises dos objetos produzidos pelos alunos, indicaram avanços
significativos na compreensão conceitual dos estudantes. Houve uma
melhora substancial no entendimento sobre a influência da forma do
objeto, da densidade e viscosidade do fluido, e da atuação da força de
resistência no movimento com velocidade terminal. Este trabalho
reforça a importância da experimentação aliada ao uso de recursos
digitais no processo de ensino-aprendizagem, mostrando-se uma
estratégia eficaz para tornar conceitos complexos mais acessíveis,
envolventes e significativos para os alunos do Ensino Médio.