Desvendando a nanotecnologia e a nanociência com o método JigSaw
nanotecnologia, nanociência, Jigsaw
Atividades cooperativas tem se mostrado como promotoras do processo de ensino aprendizagem. Estas atividades proporcionam o processo de aquisição de conhecimentos por meio da interação entre os estudantes, os quais compartilham suas ideias, desenvolvendo habilidades cognitivas e interpessoais, cooperando para atingir objetivos
que se tornam comuns. Dentre os tipos de abordagens de metodologias cooperativas, o Método Jigsaw, caracteriza-se por ser um conjunto de procedimentos que visam a melhoria no processo cognitivo, tal método foi aplicado para promover a discussão e aprendizagem acerca da nanociência e nanotecnologia. Realizou-se uma coleta e análise de dados para verificar a eficácia do método utilizado durante e após a aplicação da abordagem para que com isso, uma nova perspectiva seja notada na promoção de aprendizagem, pois, ao colocar a metodologia ativa em prática, competências são desenvolvidas e estimuladas, tais como: a comunicação, a liderança, a confiança, a responsabilidade, a resolução de conflitos resultando na progressão da aprendizagem.