DOMINÓ DAS FUNÇÕES ORGÂNICAS”: Explorando a Química de Maneira Divertida. Desenvolvimento e aplicação de jogo didático como facilitador do processo de ensino e aprendizagem no ensino de química.
Ensino de Orgânica, Jogos Didáticos, Dominó Orgânico, Aprendizagem Significativa.
Devido à complexidade e abstração dos conceitos envolvidos na química orgânica, o ensino é frequentemente visto como um desafio para os alunos. Jogos didáticos como o "Dominó das Funções Orgânicas" têm se mostrado eficazes para reduzir esse problema e tornar o aprendizado mais simples e emocionante. Ao incorporar elementos lúdicos ao conteúdo acadêmico, este jogo incentiva a aprendizagem colaborativa e ativa. O jogo de dominó, baseado na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, permite que os alunos conectem novos conceitos com ideias que já conhecem. Isso facilita a absorção e fixação de novas informações. Além disso, a teoria construtivista de Piaget e Vygotsky, que enfatiza a construção do conhecimento por meio da interação com o ambiente, apóia o uso de jogos educativos na educação para incentivar o envolvimento e a compreensão dos alunos. O uso de jogos em escolas aumenta a motivação dos alunos, tornando o aprendizado mais atraente e dinâmico. O uso de tecnologias educacionais como jogos de dominó online aumenta as oportunidades de interação e personalização no processo de ensino. Como resultado, o "Dominó das Funções Orgânicas" não apenas facilita a compreensão da química orgânica, mas também incentiva uma educação mais relevante e eficaz.